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Atualidades

O segredo escondido por trás de balas e chocolates 🍭

- 21/09/2023 158 Visualizações 157 Pessoas viram 0 Comentários

(Foto: Estadão | Taba Benedicto)

? Conheça o Sweet Secrets

O Sweet Secrets é uma doceria? quer dizer, um clube de membros ? escondido atrás de uma loja de doces de fachada ? que busca oferecer uma experiência exclusiva para o seu público, em São Paulo.

Mais que um bar ou restaurante comum, o local é um verdadeiro clube de networking, que se tornou um ponto de encontro para empresários e empresas que buscam fazer eventos, negociações e comemorações diferenciados.

Para frequentar o espaço, é preciso ser membro ? ou ser convidado por um. Mas não é qualquer pessoa que se associa. Os membros devem ser indicados por sócios ou por outros membros ? e aprovados por um conselho.

  • Isso permite garantir a exclusividade e o alto nível de quem frequenta o espaço ? em geral, empresários, executivos, influenciadores, artistas e pessoas de destaque em suas áreas.

Além disso, logo ao passar pela loja de doces e, efetivamente, entrar no espaço, tampam a câmera dos celulares com um adesivo. Pode pesquisar no Google, você não vai achar fotos.

Isso gera (i) mistério/curiosidade, (ii) privacidade para membros e (iii) incentiva as pessoas a viverem o momento.

? Modelo de negócios

A monetização vem de quatro fontes de receita principais, com suas respectivas relevâncias no faturamento total:

  • Eventos corporativos e sociais ? 40%
  • Venda de comida e bebida ? 30%
  • Membership ? 15%
  • Patrocínios ? 15%

Vamos destrinchar cada um deles. Pela exclusividade e hype criado, o Sweet se tornou muito cobiçado por empresas, que fecham o espaço para realizar eventos, em dias que não abre para o público.

  • Esse canal cresceu muito nos últimos meses, tornando-se a principal linha de receita do negócio.

Em seguida, vem as comidas e bebidas. Depois, estão as assinaturas. Para ser membro, além de ser convidado, é preciso pagar uma anuidade, que varia conforme a demanda. Parte do valor pode ser consumido ao longo do ano.

Por fim, os patrocínios. Geladeiras da Red Bull, com uma temática diferente para se adequar ao ambiente, um freezer lotado de cervejas Becks ? inclusa para quem fecha um camarote exclusivo ? e por aí vai.

PS: Embora a loja de doces seja de fachada, ela realmente vende doces. risos.

? Como tudo começou

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(Foto: Sweet Secrets | the bizness)

Desde a faculdade, David sempre gostou do setor de entretenimento. Enquanto estudava, foi diretor de eventos da Atlética, e chegou a organizar alguns eventos.

Por estar envolvido no meio, em dado momento, teve a oportunidade de investir em bares. Hoje, é sócio de alguns, como o Seu Justino e o Trabuca, ambos em São Paulo. Isso gerou muitos aprendizados na área.

  • Após se formar, ainda no início de sua carreira, David começou a trabalhar no Google ? onde está há mais de 10 anos e atua como Head de Vendas na América Latina.

Durante esse tempo, por conta do trabalho, liderou times globais e viveu em diversos países, em 4 continentes. O Google lhe ensinou muito sobre gestão de pessoas, diferentes culturas, vendas e relacionamentos, em geral.

Ao longo dessa jornada, David sempre sonhou em criar seu próprio bar. Mas tinha que ser algo diferente dos demais encontrados no Brasil.

E o que não faltava eram referências de fora. Em suas viagens de trabalho, e também de lazer, com sua esposa blogueira de viagens, ele conheceu mais de 70 países. Muita cultura, culinária, mixologia e arquitetura.

De tudo que viu, teve um conceito que mais chamou sua atenção: Bares secretos ? os chamados “speakeasy”.

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(Imagem: Patent Pending | Simmer)

A origem desse termo vem de Nova York. Durante a Lei Seca, entre 1920 e 1930, era proibido produzir e consumir bebidas alcoólicas nos EUA.

Para solucionarem o problema ? ou melhor, não serem pegos pela polícia ?, os bares passaram a se esconder dentro de outros estabelecimentos normais, como lojas de conveniência, farmácias ou restaurantes.

  • Mesmo muitos anos depois do fim da proibição do álcool, o conceito continua sendo replicado no mundo todo, para proporcionar uma experiência diferente aos consumidores. A moda ficou?

…Lá fora. Quando voltava ao Brasil, David sentia falta de um lugar nesse estilo. Que fosse diferenciado e impressionasse as pessoas. Daí, surgiu o desejo de juntar diferentes inspirações para criar uma experiência única em SP.

Para isso, foi atrás de seu amigo Felipe Lombardi, que está por trás de bares como o Seu Justino, o Réveillon de Carneiros e a marca de roupas Baw Clothing, adquirida pela Arezzo.

Estruturando o projeto?

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(Imagem: Patent Pending | Simmer)

O planejamento durou o primeiro ano da pandemia. Foram atrás de um dos melhores arquitetos do ramo no Brasil para ajudá-los a juntar as diversas referências, de lugares como NY, Tóquio, Londres, Singapura e muitos outros.

  • Toda a parte de mercearia, iluminações e mobília foi produzida sob medida. O cardápio e a carta de drinks foram desenvolvidos por profissionais renomados. Em jan/21, a obra começou.

Durante quase um ano, os sócios esconderam o segredo. Quando alguém perguntava, diziam que estavam criando uma loja de doces. O pessoal ficava até confuso, sem entender direito. risos.

Em nov/21, o Sweet Secrets abriu as portas ? por trás de uma fachada inspirada nas candy shops americanas ?, com um conceito que mistura o segredo do speakeasy com a exclusividade dos clubes para membros.

Inicialmente, eram 100 membros ? um grupo escolhido a dedo, composto por diferentes pessoas com destaque em áreas diversas.

São os embaixadores da marca, que ganharam acesso a frequentar o espaço e fazer reservas para outros amigos. Desde então, são abertas 10 vagas por mês para convidados se tornarem membros.

  • No início, os novos membros entravam por meritocracia ? gastar e frequentar bastante lá. No segundo ano, abriram para membership, cobrando anuidade.

Desde então, o clube já soma quase 250 membros. Por trás disso tudo, o time é composto por 11 pessoas no escritório e mais 38 na operação.

Customer experience ?

Para descobrir o segredo por trás do Sweet, o dêbiz teve que ir até lá para poder escrever esta matéria. Depois disso, não tem como não falar de experiência do cliente.

A começar pela entrada? Após localizarem seu nome na lista ? se não estiver lá, não entra ?, você recebe uma chave, que é a sua comanda.

É com ela que você abre a porta secreta e tem acesso à passagem, onde, ao montar um cavalo de carrossel, passa pela porta e chega em um ambiente que lembra os tradicionais speakeasy de Nova York. Nada a ver com a loja de doces.

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(Foto: Sweet Secrets | the bizness)

O espaço é mais escuro e misterioso, com uma arquitetura que, além de NY, reúne referências de diferentes países do mundo para criar um espaço exclusivo e diferenciado.

Uma das coisas mais impressionantes do local é a atenção em cada mínimo detalhe. Tudo é muito bem pensado para gerar a melhor experiência para quem frequenta o espaço.

  • Desde a parte decorativa? Como o azulejo feito à mão que reveste o chão do segundo andar, o banheiro inspirado no famoso hotel Grand Budapeste ? que tem até ?recepcionista? ? ou a roupa dos funcionários;
  • ??? Até o cardápio? Pratos assinados por um chef Michelin e diversas bebidas autorais, criadas por um dos melhores barmen do mundo, que chegam a custar quase 100 reais.

Falando nos drinks da casa? Os copos são de cerâmica, feitos à mão no Peru. Tem até um em formato de unicórnio, em homenagem ao dêbiz. risos.

Brincadeiras à parte, o ponto aqui é que, na hora de gerar uma experiência exclusiva e inesquecível para os clientes, cada detalhe importa. É a mesma lógica que faz a Disney encantar pessoas há 100 anos. Pense em como aplicar isso no seu negócio.

? Recebeu investimentos?

Além de David, o sócio majoritário, o negócio conta com 8 sócios investidores. Juntos, eles aportaram quase R$ 10 milhões pré-abertura.

? Quem está por trás desse negócio?

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(Foto: Forbes | Reprodução)

O Sweet Secrets foi fundado por David Politanski e Felipe Lombardi. Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles.

? O que está por vir

Da forma como está sendo feita hoje, ainda há bastante espaço para crescer. David quer praticamente dobrar o faturamento do negócio no curto/médio prazo.

Nas palavras dele, o objetivo atual é ?maximizar a receita que pode vir dessas quatro paredes?.

Olhando mais para frente? Eles querem expandir para outros lugares ? e até países. Inclusive, já até receberam algumas propostas. Em algum momento deve acontecer.

Mas sem pressa, afinal, é um movimento que deve ser feito com certa cautela. Isso porque existe uma série de desafios para manter a empresa rodando, como:

  • (i) Garantir o fluxo semanal de pessoas;
  • (ii) Fomentar conexões e negócios; e
  • (iii) Gerar novidades para os membros ? para encantá-los e retê-los.

De nada adianta expandir a empresa se esses objetivos não continuarem sendo cumpridos. Por isso, estão segurando a expansão, por enquanto. Além de que ainda há trabalho a ser feito na unidade atual.

? Para aprofundar

Sweet Secrets na mídia. Aqui estão alguns artigos falando mais da empresa.

Carreira & Negócios. Podcast do David com o Ricardo Basaglia.

Conversa com o David. Utilizando a exclusividade para impactar seus clientes.

Podcast com Felipe Lombardi. Os desafios de empreender na noite.

? Contato

Para se juntar ao time, marcar um evento para o seu negócio ou entrar em contato com a empresa, é só enviar um e-mail para sales@sweetsecrets.club.

Se o que você quer é se tornar membro, clique aqui. Não que seja fácil, mas vai que você chama a atenção deles. ¯\(?)

? E o meu bizness?

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