![]() (Bloomberg) –Seu relógio está ganhando ou perdendo valor? A cor do bisel – o anel ao redor do mostrador do relógio – pode ser crucial para isso. Os preços da versão mais recente do Rolex GMT Master II com moldura de cerâmica vermelha e azul, apelidada de “Pepsi”, aumentaram 4,1%, para cerca de US$ 21 mil no ano passado, de acordo com dados da Subdial, uma plataforma de negociação de relógios com sede no Reino Unido. . Ao mesmo tempo, os preços do que é conhecido como “Batman” – essencialmente o mesmo relógio, mas com uma moldura preta e azul – caíram 10,1%, para cerca de US$ 16 mil. No varejo, ambos os relógios são vendidos pelo mesmo preço – cerca de US$ 10.700 – na mesma pulseira Rolex Oyster de aço. A divergência mostra como a conveniência e a escassez percebida de um modelo podem afetar os preços. Revendedores, colecionadores e mídia da indústria relojoeira especularam que o Pepsi GMT poderia ser descontinuado este ano em meio a rumores de desafios de produção na fabricação da moldura vermelha e azul. Não foi, e o modelo continua no catálogo Rolex. Leia também: Com ajuda da China, marcas de luxo voltam a valorizar em 2024 Com mais de 10 bilhões de francos suíços (US$ 11,1 bilhões) em vendas anuais estimadas, a Rolex SA, sediada em Genebra, é a maior marca de relógios suíça, controlando cerca de um terço do mercado global de relógios suíços premium, de acordo com estimativas de bancos como o RBC e o Morgan. Stanley. A Rolex não divulga números de produção de relógios individuais ou em geral. Os analistas estimam que a marca fabrica cerca de 1,2 milhão de relógios por ano no total. Nova unidadeA Rolex está construindo uma nova unidade de produção em Friburgo, na Suíça, com inauguração prevista para 2029, que aumentará a capacidade de suas quatro instalações de produção nacionais existentes em Genebra e Biel. O Pepsi, que era a cor original do bisel (a moldura do mostrador) quando o GMT foi lançado pela primeira vez na década de 1950, continua sendo um dos relógios Rolex mais difíceis de comprar no varejo de um revendedor autorizado. Tal como acontece com o cronógrafo Daytona, a procura supera em muito a oferta e os clientes podem esperar meses ou anos antes de receberem a chamada. A Rolex lançou o Batman GMT em 2013. O ganho de 4,1% da Pepsi num ano contrasta com uma perda de 5,7% num índice de preços de relógios Rolex compilado pela Subdial. O índice Bloomberg Subdial Watch, que acompanha os preços dos 50 modelos de relógios mais negociados por valor no mercado secundário, caiu 8,7% num ano. O índice permaneceu praticamente inalterado em maio. Esta história foi produzida com a ajuda da Bloomberg Automation |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *