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Atualidades

O TikTok dita as tendências — e as marcas seguem 🤳

- 10/08/2023 161 Visualizações 160 Pessoas viram 0 Comentários

Pesquisa de mercado, análise de concorrentes, entrevistar consumidores, fazer diversos testes, análise SWOT e por aí vai.

  • Tradicionalmente, essas sempre foram alguns dos principais métodos utilizados por empresas na hora de lançar novos produtos.

Agora, imagine se essas mesmas empresas tivessem uma legião de 1 bilhão de pessoas para analisar os comportamentos, identificar tendências e fazer esses mesmos lançamentos com muito mais assertividade.

O TikTok criou essa realidade. A rede social está mudando a forma como as empresas desenvolvem e lançam produtos.

Aqui vai um exemplo prático…

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(Imagem: The Daily Dot | Reprodução)

Os creators Keith Lee e Alexis Frost criaram uma combinação diferente de quesadilla do Chipotle, como um “hack” fora do menu.

O sucesso foi tanto que a rede de comida mexicana ficou sobrecarregada, pois os trabalhadores demoravam para fazer os pedidos personalizados e os ingredientes acabavam, gerando insatisfação dos clientes e reclamações nas redes sociais.

  • A empresa não teve outra escolha, se não incluir o “Keithadilla” no cardápio, pela necessidade de “estar no pulso da cultura”.

Além do Chipotle, várias outras empresas do ramo da alimentação estão fazendo coisas parecidas, como a Starbucks, que também se adapta de acordo com as demandas malucas da internet.

Tanto é que a empresa está no processo de automatizar a produção de bebidas personalizadas, como já contamos aqui. Não era para menos, afinal, as bebidas geladas representaram 75% das vendas da Starbucks nos EUA no último trimestre. Há cinco anos, era menos que 50%.

Falando de outros mercados? ?

Muitas marcas de moda e beleza seguem a mesma linha. Elas monitoram as tendências para, então, criarem rapidamente os produtos e surfarem nessas ondas virais.

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(Imagem: The Harvard Crimson | Reprodução)

A Edikted, por exemplo, é uma empresa de fast fashion que contrata fábricas terceirizadas e cria novos produtos em 12 dias, fazendo 150 lançamentos mensais.

Para isso, eles possuem uma tecnologia que monitora vídeos populares no TikTok e identifica quais estilos copiar, além de contar com uma equipe de especialistas em tendências.

Com base nisso, fabrica as peças rapidamente para aproveitar as tendências enquanto ainda estão em alta. A Sheintambém faz algo parecido. Não dá para perder tempo.

Nas palavras do CEO e fundador da Edikted, “não precisamos adivinhar [tendências] quando temos o TikTok”.

Para fechar os exemplos fashion… Por observar o baixo desejo por jeans justos, a Aeropostale aumentou suas ofertas de jeans mais soltos, que passaram de 7% das vendas em 2020 para 40% em 2022 ? gerando um aumento de 15% no lucro.

Outro case que comprova a importância da velocidade? ?

No ano passado, a Tarte Cosmetics percebeu que os produtos que mudam de cor estavam viralizando na plataforma. Então, desenvolveram dois cosméticos que mudam sua tonalidade com os níveis de pH da pele.

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(Imagem: Sephora | Reprodução)

Para reforçar que, nesses casos, a velocidade é essencial, o desenvolvimento desses produtos, que costuma levar mais de um ano, demorou apenas três meses.

Ao mesmo tempo em que as marcas se esforçam para tornar seus produtos virais no TikTok, através de parcerias com influencers, por exemplo, o movimento contrário tem sido cada vez mais comum, com as empresas assumindo que a rede é ?mais rápida? nas tendências e tentando aproveitar essa velocidade ao seu favor.

Mais um passo do TikTok na busca se ter uma “loja de tudo”

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(Imagem: Luxe Digital | Reprodução)

TikTok Shop. Pode ser que você não conheça essa ferramenta, mas ela, basicamente, permite às lojas virtuais venderem seus produtos diretamente em suas contas da rede social, impulsionados por influenciadores.

Na busca de diversificar os produtos oferecidos e aproveitar tendências do mercado, o TikTok está construindo uma equipe focada em aumentar as vendas de itens de luxo usados, como bolsas e itens colecionáveis.

Apesar de não ter sido um anúncio oficial, isso ficou evidente quando a rede social abriu uma vaga de “Head of Pre-Owned Luxury” para desenvolver uma estratégia de entrada no mercado e formar uma equipe de vendedores focada em itens de luxo usados.

Essa iniciativa veio após alguns comerciantes da TikTok Shop já estarem testando venda de produtos de luxo de segunda mão ? que estão muito em alta, especialmente na China ?, como joias, relógios e bolsas Chanel.




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