IMG-LOGO
Atualidades

Os livros escolares serão trocados por materiais digitais?

- 08/08/2023 29 Visualizações 29 Pessoas viram 0 Comentários

O mundo todo está buscando por essa resposta. Por aqui, a pergunta ganhou força nos últimos dias depois que o governo de São Paulo anunciou que as escolas estaduais adotariam apenas obras digitais para alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Porém, depois de uma repercussão negativa do setor, o governador de SP, Tarcísio de Freitas, disse que, além de ter acesso ao digital, os alunos também vão receber o material impresso.

Olhando lá pra fora… A Suécia, que foi o primeiro país a implementar a educação 100% digital nas escolas, voltou atrás e decidiu investir 45M de euros na distribuição de livros físicos neste ano. Os motivos foram:

  1. Queda no desempenho das crianças em leitura;
  2. Críticas de profissionais da saúde em relação ao aumento do uso de telas;
  3. Dificuldade maior para os pais ajudarem os filhos nas tarefas;
  4. Pesquisas que mostraram os benefícios do uso de livros físicos no aprendizado dos alunos.

Do outro lado, os defensores da digitalização citam a economia de papel, o peso das mochilas, os altos preços de materiais pouco usados e o atraso do ambiente escolar em relação ao mundo atual, reforçando a interatividade do digital.

Claro… Entre esses, alguns ressaltam que, apesar dos benefícios, ainda é difícil colocar o digital em prática no Brasil, pela baixa estrutura das escolas públicas do país.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *