A expressão japonesa “Ganbatte” – que significa “dê o seu melhor” ou “faça o seu melhor” – é largamente usada no país asiático para estimular as pessoas a dedicarem esforço máximo frente a algum desafio. Não por acaso, essa é a base da cultura da Ótica Center, uma das principais franqueadoras brasileiras do setor, que soma 18 lojas no estado de São Paulo. Com foco na classe C, a empresa desenvolve produtos e soluções que priorizam a rentabilidade da rede: são dois modelos de franquia que englobam metodologia exclusiva de treinamentos, sistema próprio de gestão, crediário e tecnologia de ponta que permeia toda a operação e incentiva a fidelização dos clientes. A dedicação pode ser traduzida em números: o faturamento das franqueadas da Ótica Center é cinco vezes maior que a média do setor, enquanto a receita anual média é superior a R$ 3 milhões por unidade. Dois modelos de franquiaDenominado Smart, o modelo padrão de franquia da Ótica Center contempla lojas com ao menos 80m², que oferecem uma gama completa de serviços – o que inclui laboratório interno de montagem. Com investimento inicial de R$ 421 mil, o faturamento médio mensal é de R$ 300 mil. Já o modelo Turn tem investimento inicial de R$ 110 mil, e faturamento médio mensal de R$ 180 mil. “Trata-se de uma opção específica para empresários que querem virar a bandeira do negócio. Nesse caso, realizamos a adaptação do layout para aproveitar as estruturas existentes”, diz Kendi. O prazo de retorno de ambas as opções varia de 10 a 18 meses. Crediário próprioQuando o público-alvo de um negócio é a classe C, uma das premissas para o sucesso da empreitada é a oferta de boas opções de parcelamento. Ao oferecer crediário próprio, a Ótica Center crava ticket médio de R$ 700. A metodologia própria de gestão é outra condição que reflete 100% da taxa de sucesso das franquias. O sistema prevê análises e controle de metas, ao mesmo tempo que demarca de forma pontual todas as rotinas operacionais. “Promovemos apoio ao franqueado desde a escolha do ponto até a integração dos sistemas e a rotina da administração, com o foco sempre em elevar o faturamento”, pontua Kendi. Satisfação dos clientesCom liderança em sistemas e um time de Tecnologia da Informação dedicado a melhorar a experiência dos consumidores, a tecnologia é uma importante aliada do negócio. Hoje, o NPS – métrica de satisfação dos clientes – é de 90% em uma escala que vai até 100. “Os treinamentos recorrentes dos funcionários são outra frente que reflete a satisfação e fidelização dos clientes. Um dos pontos que impulsiona o faturamento das lojas são as vendas por indicações. Temos políticas próprias para estimular este movimento, como vouchers de desconto e a recomendação de micro rotinas”, afirma Kendi. Variedade de produtosA Ótica Center promove 500 lançamentos por mês entre as suas sete marcas próprias, que oferecem design, praticidade e preço acessível para o cliente final. Um dos destaques é a ‘Frans’, linha unissex de óculos de sol e grau exclusiva, assinada e divulgada pela apresentadora Ticiane Pinheiro, embaixadora oficial da marca. A Swell, por sua vez, é a marca esportiva da Ótica Center. Com armações desenhadas para a prática de atividades físicas, os modelos são emborrachados e confeccionados em aço inoxidável. Já a Le20 tem estilo direcionado para sustentabilidade socioambiental. A linha promove uma coleção de óculos de sol e grau unissex cujos modelos contam com design exclusivo e o mais puro acetato italiano. Plano de expansãoCom 18 lojas em atividade no estado São Paulo, e com previsão de inauguração de uma unidade em Piracicaba e uma primeira loja no Nordeste, em Salvador (BA), ambas em maio, a Ótica Center pretende somar 130 franquias até 2029. “Mais que quantidade, a nossa meta é oferecer o melhor serviço do mercado. Não é à toa que somos líderes em todas as regiões em que atuamos”, diz Kendi. Mais informações sobre as franquias da Ótica Center podem ser acessadas no site. |
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