Ovo tem maior alta de preços em uma década no Brasil
-
19/07/2023
11 Visualizações
11 Pessoas viram
0 Comentários
Mostrando que aquele seu colega fitness que leva cinco ovos cozidos para o trabalho anda gastando muito, nos últimos 12 meses, o produto acumulou inflação de 22,9% no país.
Essa é a maior alta de preços do ovo em uma década, desde julho de 2013, quando o avanço foi de 24,5%.
Por que isso aconteceu? Um dos principais motivos do valor salgado foi a oferta menor do alimento em razão do aumento dos custos de produção após a pandemia e a Guerra da Ucrânia.
Isso porque esses contratempos influenciam na exportação do milho, que é a base da alimentação das galinhas, sendo responsável por cerca de 70% do custo de produção de um ovo.
A matemática é simples e uma criança de 5 anos entende: Se aumenta o preço daquilo que o frango come, aumenta o preço do que o frango produz.
Além disso, em períodos de inflação elevada nas carnes, como ocorreu nos últimos anos, o ovo acaba servindo como um substituto mais barato de proteínas ? e quanto maior a demanda, mais os preços tendem a subir.
?? Analisando o país, as capitais com as maiores altas de preços até junho foram Belo Horizonte (32%), Aracaju (30%) e Goiânia (29%). Em São Paulo, o alimento subiu quase 25% no mesmo período.
Looking Forward: Pelo recuo das cotações de insumos usados na produção de ovos ? incluindo o milho ? a expectativa é de que os preços devem se estabilizar ou, até mesmo, sofrer uma queda nos próximos meses.