Você já ouviu falar em MPME? Nada mais é que uma sigla que significa Micro, Pequenas e Médias Empresas ? é como PMEs, mas também inclui as micro.
Além disso, as elas são responsáveis por 7 em cada 10 empregos formais gerados do país.
Outro dado interessante é que 90% dos donos de negócio do Brasil são ?eupresas? ? empreendedores que não têm funcionários e fazem de tudo.
Além disso, em torno de 75% dos empresários brasileiros ganham menos de dois salários mínimos por mês. Aquela ideia de que ?todo empreendedor é rico? não passa de uma falácia.
Quem representa as MPMEs do Brasil? ??
O principal destaque são os MEIs, responsáveis por quase 70% dos CNPJs ativos do país. Quando olhamos para os 3,6 milhões de negócios abertos no ano passado, o número é ainda maior: cerca de 80% são MicroEmpreendedores Individuais.
É o mesmo que dizer que, em 2022, um MEI foi criado a cada 11 segundos.
Apesar de 2022 ter registrado em torno de 7% menos empresas abertas do que no ano anterior, o número ainda fica acima do patamar pré-pandemia ? quase 20% maior que 2019.
Quando olhamos para os tipos de estabelecimento abertos no ano passado, os principais foram:
- ? Cabeleireiros e serviços de beleza: 187k
- ? Serviços de publicidade: 170k
- ? Varejo de roupas e acessórios: 167k
O líder da lista pode ser muito bem explicado pelo fim da pandemia. Por ser um setor que, via de regra, demanda espaços físicos, muitas empresas quebraram quando todo mundo teve que ficar em casa.
Com a retomada, a recuperação foi natural. Até porque as pessoas continuam precisando cortar o cabelo e tendo desejo de dar aquele glow up. risos.
Os dois outros setores do top-3 se beneficiaram muito da ascensão do e-commerce. A COVID forçou boa parte das MPMEs a se digitalizarem, o que ajuda a explicar essa onda.
Para aprofundar? ?
Já fizemos uma edição falando sobre pequenas empresas, sua relevância na economia, quanto tempo elas costumam durar e o lado não glamouroso do empreendedorismo. Vale a leitura.