Chapecó – Uma parte dos indígenas que estavam abrigados temporariamente no ginásio Ivo Silveira, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, já foram deslocados, na tarde desta quarta-feira (26) para a Aldeia Kondá. Eles estavam no ginásio desde o dia 16 de julho quando aconteceu um conflito armado entre os Kaingang.
Outros indígenas foram deslocados para uma aldeia no município de Curitiba, no Paraná. O transporte está sendo feito com um ônibus intermediado pela Secretaria de Assistência Social de Chapecó.
Adroaldo Antônio Fidelid, coordenador regional da Funai e membro da etnia Kaingang, destacou que a Funai está intermediando todo o processo de realocação desses indígenas e a expectativa é de que chegue a um ponto final o conflito.
Já outra parcela dos indígenas deve permanecer no ginásio Ivo Silveira provavelmente até a próxima segunda-feira (31) até que sejam definidos os locais onde serão realocados.
O diretor de segurança de Chapecó, Clóvis Ari Leuze, enfatizou que o trabalho de realocação das famílias foi intermediado pela Funai com apoio da Assistência Social de Chapecó com ônibus para o transporte. (NDMAIS)
|