Supermercado. O lugar em que, anos atrás, você enchia seu carrinho até o topo com 200 reais e, hoje, com o mesmo valor, mal completa uma cesta.
Mas, como precisamos de comida, o que resta é nos juntarmos aos 28 milhões de consumidores que passeiam diariamente pelos corredores dos mais de 90 mil estabelecimentos espalhados pelo país.
No ano passado, o setor supermercadista, em seus diferentes formatos e canais de distribuição, movimentou quase R$ 700 bilhões, sendo responsável por 7% do nosso PIB e 3,2 milhões de empregos.
Esses são os maiores mercados do mercado ? risos ?, que somam cerca de 40% do faturamento total do setor:
Zoom out ?
Olhando para o varejo como um todo? O faturamento do setor ultrapassou R$ 1 trilhão no ano passado ? um aumento de R$ +150 bi em relação ao ano anterior.
- Além disso, foi o ano em que mais varejistas obtiveram uma receita superior a R$ 1 bilhão ? 173 empresas, no total.
Para reforçar… Desse R$ 1 trilhão, 70% veio de supermercados, o que mostra a relevância desses estabelecimentos dentro do setor varejista.
Caso o gráfico acima incluísse todas as empresas do varejo, o Magalu assumiria a 3ª posição, com R$ 44,7 bi em vendas no período.
Outras companhias que ingressariam no top-10 varejista seriam Via, Americanas, Raia Drogasil, Grupo Boticário e Natura&Co.
Faturamento, não lucro ??
Note que todos esses números que estamos falando são de receita bruta, ou seja, quanto eles venderam. No lucro, a história é outra ? já que supermercados e varejistas em geral são bizness de margens baixas.
Para contornar essa situação, uma das estratégias usadas pelos supermercados é a de operar com o pagamento de seus fornecedores a prazo. Como assim?
- Simplificando, entenda que o fluxo de caixa de uma empresa é o registro do dinheiro que entra (receita) e o que sai (despesas). É o que a empresa terá ? ou não ? disponível para continuar sua operação.
A estratégia consiste em pagar pelos produtos que compram dos fornecedores depois de já terem os vendido para os consumidores.
Quando você faz uma compra no Carrefour, a empresa recebe seu dinheiro na hora. Enquanto isso, o pagamento para os fornecedores é feito em um prazo, de 90 dias, por exemplo.
Em outras palavras? ?
(Imagem: Shutterstock | Eak sikgun)
O mercado abre cheio de produtos e, ao fechar, ainda não pagou pelos itens que vendeu naquele dia. Isso permite usar o dinheiro dos outros para financiar a operação enquanto não chega a hora de pagar o fornecedor.
Essa estratégia é essencial para esse tipo de negócio, que, por ter margens baixas, ganha uma folga para usar esse dinheiro em outras coisas ? como investir na empresa ? antes de acertar as contas com os fornecedores.
Fora outras estratégias ?
Talvez você tenha visto no dênius que as redes de supermercado estão expandindo suas seções de refeições prontas.
- Nos últimos meses, os preços dos restaurantes aumentaram mais rapidamente do que os preços nos supermercados ? ainda mais em SP.
Ao fazer isso, além de abocanhar uma fatia das vendas dos restaurantes e empresas de delivery, alimentos finalizados tendem a ter margens maiores quando comparados com antes de serem feitos.
Da próxima vez que você estiver empurrando o carrinho pelos corredores de um mercado, lembre-se de que por trás das prateleiras tem muito mais que apenas estoque e venda de produtos.
O que os mercados mais vendem?
CURIOSIDADE
Essas são as categorias de produtos mais vendidos nos supermercados, que, somadas, correspondem a 93% de tudo que foi vendido pelas empresas do setor no ano passado.