IMG-LOGO
Atualidades

Pequenos investidores podem comprar grandes imóveis? 🏢

- 21/09/2023 152 Visualizações 152 Pessoas viram 0 Comentários

Quando o assunto são investimentos, muitos pensam em ações, títulos públicos ou até mesmo em criptomoedas. No entanto, há uma modalidade que tem ganhado destaque no cenário brasileiro: Os Fundos de Investimento Imobiliário ? ou FIIs.

Antes de mais nada, o que é isso? ?

image 1

Imagine poder investir em imóveis sem precisar comprar um. Os FIIs permitem isso. Eles são fundos que reúnem o dinheiro de diversos investidores para aplicar no mercado imobiliário.

  • Os FIIs não se limitam a um tipo de imóvel. Existem fundos focados em escritórios, shoppings, galpões logísticos, hospitais, agências bancárias e até cemitérios.

Esses exemplos são de (i) fundos imobiliários de tijolo, que são caracterizados por investir em imóveis físicos com o objetivo de adquirir propriedades para alugar e/ou esperar a valorização ao longo do tempo.

Na prática, é como se cada cota de um FII fosse um pedacinho de um imóvel. Ao comprar suas cotas, você passa a ser o dono dessa fração

O segundo tipo são os chamados (ii) fundos de papel, que investem principalmente em títulos de renda fixa do setor imobiliário ? embora sejam de renda variável, uma vez que o valor das cotas oscila. Um exemplo seria um empréstimo para uma construtora subir um prédio.

Os FIIs permitem que pequenos investidores invistam em imóveis que nunca teriam acesso, como prédios corporativos ou shoppings, ou comprem títulos que só instituições financeiras conseguiriam ? e sejam remunerados de acordo com as cotas que possuem.

O mercado está em ascensão ??

Nos últimos anos, o número de investidores em FIIs tem crescido exponencialmente. De 2020 até hoje, o volume de pessoas físicas que investem nesses ativos quase dobrou, saltando de 1,1 milhão para 2,1 milhões.

image 2

Cresceu muito, mas ainda tem chão

Esse marco recorde representa pouco mais que 1% da população brasileira investindo em FIIs. Por outro lado, quando olhamos para os EUA, esse número chega a 45% ? 150 milhões de pessoas.

  • Sim, o mercado brasileiro está crescendo bastante, embora ainda seja bem menor que o de outros países.

E não são só os FIIs. No caso das ações, enquanto a bolsa brasileira conta com cerca de 3,6 milhões de investidores ? menos que 2% da nossa população ? a americana tem quase 160 milhões de acionistas, o equivalente a mais de 60% dos norte-americanos.

As vantagens de investir em FIIs ?

Os FIIs oferecem diversas vantagens. Além da diversificação, eles permitem ao investidor receber rendimentos mensais ? como aluguéis ? isentos de Imposto de Renda.

  • E o melhor: Sem a necessidade de administrar o imóvel diretamente e sem grandes complicações, quando comparados com a compra de um imóvel inteiro.

Sem contar que, como já dissemos, os FIIs permitem investir em imóveis avaliados em centenas de milhões de reais que investidores pequenos nunca teriam acesso ? e ter empresas bilionárias alugando os imóveis que você tem uma parte.

Se quiser aprofundar no report da B3 completo, com o crescimento do número de investidores de FIIs no Brasil e mais algumas informações, clique aqui.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *