Peritiba – O prefeito de Peritiba, Paulo Deitos, retornará nos próximos dias de Brasília com a missão de reavaliar a crítica situação de estiagem que afeta o município.
A preocupação é crescente, e a possibilidade de um decreto de situação de emergência não está descartada.
Conforme informações do prefeito, as perdas na produção de grãos já superam R$ 7 milhões impactando na economia local. Para reduzir os efeitos da estiagem, caminhões pipa têm sido utilizados para abastecer propriedades rurais, transportando cerca de 100 mil litros de água diariamente.
Recentemente, a região recebeu chuvas, oferecendo um alívio momentâneo. No entanto, Paulo Deitos destaca que a reavaliação da situação será essencial, especialmente com os agricultores contabilizando as perdas que continuam a afetar suas atividades de produção animal e de grãos.
As perdas são na produção de milho, soja e leite.
A Epagri também se envolverá no processo, auxiliando com levantamentos em propriedades do interior. Nos últimos anos a Administração Municipal perfurou poço artesiano em comunidades do interior reduzindo a dependência de transporte de água para algumas propriedades e comunidades do interior.
|