O Pix caiu mesmo no gosto dos brasileiros e já é o meio de pagamento mais usado para compras online. É o que revela a TIC Domicílios, pesquisa sobre acesso à internet produzida pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação). O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (31), é feito a cada dois anos e mostra um crescimento na busca por esse método de pagamento. A representação do Pix saltou de 66% para 84% de 2022 e 2024 entre os usuários que compraram produtos na internet nos 12 meses anteriores. O cartão de crédito, que era a modalidade preferida dos compradores virtuais, recuou de 73% para 67%. O boleto, por sua vez, registrou maior queda, saindo de 43% para 24%. A facilidade para o uso do Pix, além dos descontos oferecidos pelos lojistas e o fato de que muitas pessoas não possuem cartão de crédito contribuem para que a modalidade tenha ganhado destaque entre os compradores. Importante lembrar que o Pix também ganhou novas funcionalidades como Pix agendado recorrente passou a ser obrigatório desde segunda-feira. E na próxima semana, o BC (Banco Central) deve detalhar como vai funcionar o pagamento por aproximação do Pix, que terá uma função similar ao “cartão wireless. A expectativa é que a nova funcionalidade seja disponibilizada aos usuários ainda neste ano. Usuários que compraram produtos ou serviços pela internet nos últimos 12 meses, por meio de pagamento (%)
Mais conectado A pesquisa mostra ainda que o Brasil tem 159 milhões de usuários de internet em 2024, chegando a 166 milhões no conceito ampliado, que inclui os usuários de internet no telefone celular e os usuários de aplicações que necessitam de conexão à internet. |
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