IMG-LOGO
Economia

PMIs de serviços e indústria da zona do euro decepcionam em dezembro

- 15/12/2023 22 Visualizações 21 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O índice de gerentes de compras do setor de serviços da zona do euro recuou de 48,7 em novembro para 48,1 em dezembro, segundo pesquisa mensal divulgada pela S&P Global em parceria com o banco HCOB. O PMI industrial ficou estável no mês, em 44,2.

Os dados vieram piores do que o estimado pelo consenso Refinitiv de analistas, que previa um PMI de 49,0 em serviços e um indicador de 44,6 na indústria.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Com isso, o PMI composto, que agrega os segmentos de serviços e o industrial encolheu de 47,6 para 47,0, na  comparação entre novembro e dezembro, sinalizando a sétima redução mensal consecutiva na atividade empresarial.

Segundo a pesquisa, a leitura fraca completa a retração da média trimestral mais acentuada da atividade registada desde o quarto trimestre de 2012, isso se forem excluídos os primeiros meses de confinamento pandêmico.

A indústria continuou a liderar a recessão, acompanhada por uma queda acentuada na produção do setor dos serviços. A produção industrial caiu pelo nono mês consecutivo, tendo a taxa de declínio reacelerado após a moderação observada em novembro, embora permanecendo menos grave do que a observada no trimestre até outubro.

Entretanto, a atividade nos serviços caiu pelo quinto mês consecutivo e o ritmo de declínio também ganhou impulso novamente para registar a terceira queda mais acentuada desde os confinamentos do início de 2021.

XP
Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.
Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar
APROVEITAR




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *