(Foto: Polaroid Originals | Reprodução)
Em 1943, Edwin Land estava em uma viagem de família. Enquanto tirava fotos de sua filha de três anos, a pequena Jennifer perguntou ao pai se poderia ver a imagem.
- Land, que tinha experiência com materiais polarizados, explicou o longo e trabalhoso processo de enviar um filme a um laboratório para que ele fosse revelado.
Bastou essa semente ser plantada na cabeça do visionário para que ele começasse a se perguntar se seria possível criar uma câmera que revelasse o filme internamente e produzisse uma foto quase que instantânea.
Poucos anos depois, em 1948, a primeira câmera instantânea Polaroid foi lançada, conhecida como a “Land Camera Model 95.”
(Foto: Getty Images)
A inovação da câmera era revelar as fotos instantaneamente, o que permitia às pessoas verem suas fotos em poucos minutos após o clique.
Pense que, na época, o processo para poder ao menos VER a foto tirada levava no mínimo o tempo de ir até um local que revelasse as imagens do rolo. Old good times.
Essa novidade foi um marco na indústria fotográfica e mudou para sempre a maneira como as pessoas capturavam e compartilhavam momentos especiais.
O sucesso foi grande. A Polaroid passou a ser um item quase que obrigatório para viagens, festas, eventos e várias outras ocasiões.
- Além disso, o formato quadrado das fotos, com as bordas brancas, criou uma identidade visual única.
Nos anos seguintes, a Polaroid seguiu inovando e lançou vários outros produtos. Até que?.
O fim da Polaroid? ?
O avanço das câmeras digitais reduziu a demanda por câmeras instantâneas. Tanto que, em 2001, a Polaroid Corporation chegou a declarar falência.
Mas a história não parou por aí. Anos depois, em 2008, a empresa The Impossible Project começou a trabalhar com ex-funcionários da Polaroid para produzir e melhorar filmes e câmeras instantâneas.
Os esforços valeram a pena? ?
(Foto: Polaroid Originals | Reprodução)
Em 2017, a Impossible Project conseguiu comprar o que restava da Polaroid ? sua última fábrica, propriedades intelectuais e os direitos da marca ? e renomeou a empresa para Polaroid Originals.
Hoje, as Polaroids e outras câmeras instantâneas inspiradas nela voltaram à moda, encantando entusiastas de fotografia e proporcionando uma experiência única e nostálgica em um mundo cada vez mais digital.
Por outro lado, 1991 foi o melhor ano da empresa, ao atingir uma receita de US$ 3 bilhões. Será que, mesmo diante de novas tecnologias, a nostalgia vai ser forte o suficiente para retomar esse patamar?