Após uma semana marcada por dados de inflação nos EUA, um dos principais indicadores desse segmento será apresentado no Brasil. O IPCA-15 será divulgado na sexta-feira, com expectativa de alta pela maioria dos analistas.
“Esperamos uma alta de 0,10%, desacelerando em relação ao resultado de dezembro por conta das deflações de passagem aérea e de energia elétrica, que refletirá o efeito do bônus de Itaipu”, afirma a equipe econômica do Bradesco.
Na terça-feira, o IGP-M será divulgado, em sua segunda prévia. E, na quinta-feira, acontece a reunião do Conselho Monetário Nacional.
Por fim, a arrecadação de impostos de dezembro deve ser divulgada durante a semana. O Bradesco sugere resultado de R$ 259,4 bilhões.
Nos EUA, a semana começa com feriado de Martin Luther King Day. Mas isso não significa que não será um dia agitado para os mercados, já que a posse de Donald Trump como 47º presidente norte-americano está marcada para o mesmo dia.
A cerimônia está marcada para 14h (horário de Brasília) mas os shows que antecedem a posse em si começarão por volta das 11h30. A cobertura em tempo real no InfoMoney começa um pouco antes e trará todos os detalhes do evento.
Com a agenda mais esvaziada durante a semana, os principais indicadores por lá serão o índice de atividade do Fed Filadélfia e o S&P Global: Índice PMI Composto, de janeiro.
No exterior, a Zona do Euro acompanha, na quinta-feira, os dados de confiança do consumidor e o S&P Global: Índice PMI Composto, na sexta. No mesmo dia, o Japão anuncia sua decisão de política monetária.