Concórdia – A Prefeitura de Concórdia oficializou, na manhã desta terça-feira (15/08), o início dos atendimentos das Práticas Integrativas e Complementares à Saúde, no Sistema de Saúde (PICS). Elas fazem referência a um conjunto de abordagens integrativas e complementares que têm uma visão mais abrangente do ser humano e do tratamento de doenças.
Conforme o Prefeito Rogério Luciano Pacheco, essa é uma iniciativa que representa um dos compromissos do mandato: tratar a saúde como um todo, desde a prevenção até os cuidados paliativos.
?Somamos esforços para proporcionar atendimento de qualidade aos nossos cidadãos. É assim que construímos uma das melhores cidades para se viver em Santa Catarina e no Brasil?, destacou.
A atividade, que aconteceu no posto de Saúde do Vista Alegre, reuniu a equipe local, vereadores, representantes da Aficor (Associação de Fibromialgia de Concórdia, e representantes das pessoas com síndrome do Desfiladeiro Torácico. Neste primeiro momento, serão atendidos os usuários com essas patologias.
A secretária de saúde, Leide Mara Bender, colocou que esse era um compromisso já assumido com esses pacientes e, finalmente, concluído. ?Sabemos que esse atendimento é fundamental para a promoção da qualidade de vida e estamos muito felizes em dar início as PICS?, enfatizou ela.
Maristela Schwingel, presidente da Aficor (Associação de Fibromialgia de Concórdia), agradeceu pela implementação. ?Para as pacientes, sabemos que esse é um ganho muito representativo. Estamos gratas por ter acesso às terapias gratuitamente pelo SUS?, declarou.
Dirlei Ruviaro, representante das pessoas com síndrome do Desfiladeiro Torácico de Concórdia, destacou a importância desse acesso. ?As terapias complementares vêm para nos ajudar a lidar com os sintomas e ter qualidade de vida. Com certeza, esse atendimento vai beneficiar muitos pacientes que sofrem, diariamente, com dores e cirurgias paliativas caras?, relatou.
Inicialmente, serão ofertadas as práticas de acupuntura e auriculoterapia, todas as quintas e sextas-feiras das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. É preciso fazer o agendamento a partir dos encaminhamentos via SISREG. (ASCOM/Prefeitura de Concórdia)
|