IMG-LOGO
Economia

Preços ao produtor dos EUA têm alta moderada em dezembro

- 14/01/2025 1 Visualizações 1 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Os preços ao produtor dos Estados Unidos subiram de forma moderada em dezembro, mas é improvável que o dado mude a previsão de que o Federal Reserve deixará a taxa de juros inalterada até o segundo semestre deste ano, em meio à resiliência do mercado de trabalho.

O índice de preços ao produtor para a demanda final aumentou 0,2% no mês passado, após um avanço não revisado de 0,4% em novembro, informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira. Economistas consultados pela Reuters haviam previsto uma alta de 0,3%.

No período de 12 meses até dezembro, o índice acelerou para 3,3%, após um aumento de 3,0% em novembro. A aceleração na taxa anual refletiu os preços mais baixos do ano passado, especialmente dos produtos de energia, que saíram do cálculo.

O relatório veio na esteira de dados fortes de emprego divulgados na semana passada que levaram os economistas a projetar que o banco central dos EUA manterá os juros inalterados até junho.

Pelo menos uma instituição de Wall Street, o Bank of America Securities, agora acredita que o ciclo de afrouxamento monetário do Fed chegou ao fim. O Goldman Sachs espera dois cortes este ano, em junho e dezembro.

O Fed deu início ao ciclo de afrouxamento em setembro e reduziu a taxa de juros em 100 pontos-base acumulados para a faixa atual de 4,50% a 4,75%.

A mais recente redução foi em dezembro, quando as autoridades também projetaram dois cortes este ano, em vez dos quatro que haviam previsto em setembro.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *