Concórdia – A Prefeitura de Concórdia, se quiser, já pode dar inicio a construção de nova barragem de contenção de cheias, acima do Parque de Exposições.
Pelo menos, as licenças ambientais já foram liberadas.
Conforme informações apuradas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) já fez todos os levantamentos e análises detalhadas do projeto que está autorizado para a construção da barragem de contenção.
O IMA já emitiu a Licença Ambiental Prévia com dispensa de Licença Ambiental de Instalação. A autorização ocorreu em julho com prazo de 12 meses, a partir da liberação para o início dos trabalhos.
A obra da nova barragem irá ocorrer acima do Parque de Exposições. Quando anunciada a conclusão do projeto por parte da Prefeitura de Concórdia o investimento necessários seria de aproximadamente R$ 6 milhões. Acredita-se que esse montante terá de ser atualizado, ou seja, o investimento terá um valor ainda maior.
Estrutura
A nova barragem de contenção será construída no bairro São Cristóvão, no leito do Rio dos Queimados, situado entre o loteamento Mores e o loteamento Minosso. As dimensões exatas também serão definidas no projeto executivo, mas a altura estaria estimada entre 10m e 13m.
A edificação também compensaria cerca de 30% de capacidade de volume que foi perdido na barragem junto ao Parque de Exposições, devido a acomodação da estrutura no terreno. A nova contenção deverá armazenar cerca de 78,6 mil m³ de água.
|