A Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), cidade a 623 quilômetros de Porto Algre, anunciou que foi vítima de um ataque hacker na última segunda-feira (25).
Os cibercriminosos sequestraram os arquivos locais de todas as secretarias do município, criptografando os dados e exigindo um resgate de US$ 10 mil em moedas digitais, equivalente a aproximadamente R$ 60 mil pela cotação atual.
A prefeitura procurou empresas especializadas em criptografia para auxiliar na recuperação dos dados, mas, até o momento, não houve sucesso por causa da complexidade do ataque.
Apesar do sequestro dos arquivos locais, a prefeitura informou que não há prejuízos nos demais sistemas, como folha de pagamento dos servidores, emissões de nota fiscal e pagamentos a credores. Isso significa que as operações essenciais da administração municipal continuam funcionando normalmente.
O ataque à Prefeitura de Uruguaiana é mais um de uma série de ciberataques a órgãos públicos no Brasil. Em 2024, outras prefeituras, como as de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, também foram alvos de ações semelhantes.