Concórdia – O presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Closmar Zagonel, está em Florianópolis nesta semana para tratar de uma pauta urgente: a falta de profissionais no Instituto Médico Legal (IML) em Concórdia. Nesta terça-feira, dia 17, Zagonel terá reunião com a Administração Central da Polícia Científica de Santa Catarina, buscando soluções para a falta de profissionais que afeta diretamente os serviços prestados à população dos 14 municípios atendidos pelo IML de Concórdia, na região do Alto Uruguai catarinense.
A maior preocupação recai sobre a escassez de médicos legistas e auxiliares de necropsia. Atualmente, apenas um profissional médico está disponível para atender toda a demanda da região. A equipe também conta com apenas duas agentes de necropsia, responsáveis pelo recolhimento dos corpos nos locais de ocorrência.
Uma terceira servidora pediu exoneração recentemente, agravando ainda mais a situação do IML de Concórdia. As duas agentes remanescentes estão afastadas por motivos de saúde, o que fez com que o plantão passasse a ser atendido por profissionais deslocados de Chapecó.
Essa situação voltou a gerar grande repercussão após um acidente fatal de motocicleta na comunidade de Canhada Funda, quando o corpo da vítima permaneceu quase quatro horas aguardando a chegada do IML de Chapecó.
Diante da gravidade da situação, os vereadores devem cobrar providências imediatas do governo estadual para reforçar a equipe da Polícia Científica em Concórdia e garantir agilidade no atendimento às ocorrências.
|