IMG-LOGO
Economia

Primeira fábrica de eVTOLs da Eve será no Brasil, em planta da Embraer

- 20/07/2023 14 Visualizações 14 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

A Eve Air Mobility, subsidiária de mobilidade urbana da Embraer (EMBR3), anunciou nesta quinta-feira (20) que sua primeira fábrica para produzir aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) será no Brasil, na cidade de Taubaté (SP).

A linha de produção ficará dentro de uma unidade da Embraer na cidade, entre as rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), em uma área a ser ampliada. A empresa ressalta, no entanto, que a planta ainda está sujeita à aprovação final das autoridades.

Procurada pelo InfoMoney, a Eve não informou quando a planta deve entrar em operação nem qual deve ser a sua capacidade de produção. A empresa prevê que sua aeronave estará operacional em 2026 e terá autonomia de voo de 100 km (60 milhas).

Os eVTOLs vão funcionar como um helicóptero 100% elétrico e silencioso, para deslocamentos em áreas urbanas e têm o potencial de mudar a forma de deslocamento de pessoas em grandes áreas. Com isso, há uma “corrida” de diversas empresas e startups para desenvolvê-los e produzi-los em larga escala e a Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, atrás apenas da Airbus e da Boeing (BOEI34), entrou na corrida, por meio de uma spin-off.

A empresa brasileira, líder no segmento de aviões de até 150 passageiros, com atuação na aviação executiva (com os jatos Phenom e ‎Praetor) e em defesa e segurança (com o cargueiro C-390 Millennium e a avião de ataque leve e treinamento A-29 Super Tucano), deu origem à Eve que, por sua vez, abriu capital na Nyse (New York Stock Exchange) em maio do ano passado, listada com os tickers EVEX e EVEXW, após a fusão com um SPAC (uma “empresa de cheque em branco”) chamada Zanite.

Fábrica em Taubaté

A Eve diz que a fábrica da Embraer em Taubaté, onde será instalada a linha de produção de eVTOLs, “se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária”, e é próxima à sede da Embraer em São José dos Campos (SP) e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, “o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

André Stein, co-CEO da Eve, diz em comunicado que a localização foi escolhida pensando na utilização “das mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, para ser “altamente competitivos em eficiência de produção”.

Já presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a decisão “está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade” e que a empresa reforça seu compromisso com a Eve, pois acredita “no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana”.

Iniciativas da Eve

image 4

Além de desenvolver seu eVTOL, a Eve também está desenvolvendo outros produtos para o setor, como um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM), cujo intuito é otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em todo o mundo.

A companhia fez dois importantes anúncios nos últimos meses: 1) em maio, informou que conclui os testes em túnel de vento do seu eVTOL em Lucerna, na Suíça; e 2) em junho, informou ao mercado sobre seus três primeiros fornecedores: a BAE System, a DUC Hélice Propellers e a Nidec Aerospace LLC .

A inglesa BAE System fornecerá o sistema de armazenamento de energia, a francesa DUC Hélice Propellers será responsável pela fabricação dos rotores para os oito motores de sustentação e a hélice de cruzeiro e a Nidec Aerospace LLC desenvolverá o sistema de propulsão elétrica do eVTOL da Eve (a Nidec é uma joint venture entre a japonesa Nidec Corporation e a Embraer).

A Eve também anunciou recentemente, junto com a United Airlines (U1AL34), planos para oferecer voos de eVTOLs em São Francisco, nos Estados Unidos. E firmou, em maio de 2022, uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística das suas aeronaves elétricas.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *