IMG-LOGO
Judiciário

Projeto propõe dedução de despesas com pet no IR entra em tramitação na Câmara

- 01/08/2025 18 Visualizações 18 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O deputado federal Rodrigo Gambale (Podemos-SP) apresentou nesta quinta-feira (31) um projeto de lei que inclui despesas com animais de estimação entre as deduções permitidas no Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

Segundo o parlamentar, a medida pretende aliviar os custos com cuidados veterinários e incentivar a posse responsável de pets, especialmente entre famílias de menor renda. A proposta considera o crescente número de animais domésticos nos lares brasileiros e os vínculos afetivos estabelecidos entre humanos e seus pets.

Leia também
image 2

Presidente da COP30 descarta mudar sede de Belém, apesar de pressão internacional

André Corrêa do Lago admite problemas com preços de hospedagem, mas afirma que Brasil tem infraestrutura suficiente para receber evento climático da ONU

“O estímulo à adoção, à posse responsável e aos cuidados veterinários por meio do benefício tributário proposto não é somente uma política de proteção animal, mas também uma medida de saúde pública”, afirma Gambale na justificativa do projeto.

A proposta prevê que gastos com alimentação adequada, abrigo, vacinação e consultas veterinárias possam ser abatidos do IR, nos mesmos moldes de outras despesas médicas. O objetivo é reduzir o abandono de animais motivado por dificuldades econômicas e garantir condições mínimas de bem-estar.

Além do impacto no orçamento familiar, o deputado também destaca os efeitos positivos da medida para a saúde pública. Segundo ele, o cuidado preventivo com pets pode reduzir a incidência de zoonoses, como raiva, leptospirose, toxoplasmose e leishmaniose, doenças que têm alto custo para o sistema público de saúde.

O projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de seguir para votação em plenário.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *