IMG-LOGO
Judiciário

Putin declara cessar-fogo temporário contra Ucrânia na Páscoa

- 19/04/2025 2 Visualizações 2 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa na Ucrânia. Ele ordenou que suas forças encerrassem as hostilidades às 18h, horário de Moscou (15h GMT), no sábado, até o final do domingo. A Ucrânia não se manifestou.
“Com base em considerações humanitárias… o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Ordeno a suspensão de todas as atividades militares durante este período”, disse Putin ao seu chefe militar, Valery Gerasimov, em uma reunião no Kremlin.
O governo russo disse esperar que a Ucrânia faça o mesmo. “Presumimos que a Ucrânia seguirá nosso exemplo. Ao mesmo tempo, nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo, bem como quaisquer ações agressivas”, acrescentou Putin.
O Ministério da Defesa russo afirmou ter dado instruções sobre o cessar-fogo a todos os comandantes de grupos na área da “operação militar especial”, o termo usado pelo Kremlin para a guerra.
As tropas russas cumprirão o cessar-fogo desde que seja “mutuamente respeitado” pela Ucrânia, afirmou o ministério em um comunicado.

Três anos de conflito

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou com a invasão russa em fevereiro de 2022 e continua provocando mortes de civis, como ocorreu na região norte ucraniana, quando dois misseis russos atingiram a cidade de Sumy, matando 34 pessoas e ferindo 117. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky condenou veementemente a ofensiva e fez um novo apelo por mais ações contra Moscou.
Apesar de acordos de cessar-fogo terem sido anunciados, as duas partes continuam se atacando.

Leia Mais: Trump ameaça abandonar negociação de paz entre Rússia e Ucrânia




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *