IMG-LOGO
Economia

Quais tipos de seguros e seguradoras mais acumulam reclamações? Veja ranking

- 25/08/2025 7 Visualizações 7 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Você comprou um carro, adquiriu uma casa ou está vivendo um momento de virada na vida, como ter filhos, casar-se ou mudar de cidade, e está pensando em contratar um seguro para garantir mais segurança e tranquilidade nessa nova aquisição ou fase. Mas, diante de tantas opções, como saber qual é a melhor seguradora para atender às suas necessidades? Escolher a empresa certa é importante para que você tenha menos dor de cabeça se precisar usar o serviço.

Para garantir transparência e estimular melhorias no atendimento, a Susep (a Superintendência de Seguros Privados), autarquia federal que regula e fiscaliza o mercado segurador, disponibiliza um ranking que reúne indicadores de reclamações por seguradora e por tipo de seguro, o SusepCon.

Logo na página inicial da plataforma, você encontra destacados os oito segmentos que concentram o maior número de reclamações registradas. Dentro de cada segmento, é exibida a lista das seguradoras que acumulam o maior volume de reclamações.

Leia também: Veja como e onde verificar se existe seguro registrado no seu nome

No primeiro trimestre de 2025, por exemplo, foram registradas 35.253 reclamações, e os oito segmentos com mais reclamações foram:

  • prestamista (para cobertura de empréstimos, financiamentos e consórcio);
  • automóveis;
  • vida e demais seguros de pessoas;
  • residencial;
  • garantia estendida;
  • riscos diversos;
  • acidentes pessoais;
  • capitalização.

Também é possível acessar um detalhamento abrangente dos tipos de reclamações feitas contra cada seguradora. A ferramenta permite comparar indicadores, como a taxa de resposta ao consumidor, a qualidade do atendimento, o índice de resolução dos problemas apresentados e o tempo médio para retorno.

Assim, o usuário pode avaliar qual seguradora tem o melhor desempenho no critério que considera prioritário, facilitando a escolha na hora de contratar um seguro.

“Isso permite ao consumidor tomar decisões mais informadas, e também estimula as seguradoras a melhorarem seu serviço justamente por estarem expostas a esse monitoramento”

— diz Júlia Normande Lins, diretora da Susep

A atualização das reclamações referentes ao segundo trimestre deste ano deve ocorrer no dia 1º de setembro, segundo informou a Susep. Dessa forma, é possível que os segmentos com maior volume de reclamações e outros rankings sofram alterações após essa atualização.

O SusepCon utiliza dados relatórios oficiais das próprias seguradoras, que enviam trimestralmente para a Susep as reclamações recebidas por seus canais de ouvidoria.

InfoMoney preparou um passo a passo para te ajudar a navegar pelo SusepCon:

1 – Acesse a plataforma SusepCon

A plataforma pode ser acessada pelo link oficial da Susep.

O usuário será encaminhado para a página que exibe os oito segmentos com mais reclamações no período mais recente.

Dentro de cada segmento, há uma lista em ordem das seguradoras que possuem maior número de reclamações naquele segmento.

image 2

2 – Entenda os indicadores

Na lateral esquerda, são exibidos os seguintes indicadores:

  • empresas consideradas: total de seguradoras no mercado supervisionado pela Susep;
  • incluídas no ranking: seguradoras que tiveram reclamações registradas e faturamento compatível no período;
  • excluídas do ranking por ausência de reclamações: seguradoras que não registraram reclamações no período definido;
  • excluídas do ranking por outras causas: empresas sem registro de arrecadação no período analisado e aquelas em início de operação (com até seis meses de operação até a data de referência do relatório);
  • segmentos relacionados: categorias de seguros que apresentam reclamações;
  • total de reclamações: soma das queixas registradas contra cada seguradora;
  • arrecadação: receita gerada pela seguradora no segmento analisado.

Leia mais: Seguro de vida em vida? Conheça as proteções que podem te ajudar hoje

3- Filtre por segmento

Nos filtros, na parte superior direita da página, é possível selecionar o segmento de seguro que deseja analisar.

Por exemplo, se você pretende contratar um seguro de automóveis, selecione esse segmento no período mais recente e clique em “clique aqui para detalhes”.

image 3

A plataforma mostrará as seguradoras com mais reclamações nesse segmento. No primeiro trimestre de 2025, as três seguradoras com maior número de reclamações no segmento de automóveis foram BP Seguradora, Caixa Seguradora e Mitsui Sumitomo Seguros.

image 4

Segundo Júlia Normande Lins, da Susep, seguradoras maiores tendem a apresentar mais reclamações proporcionalmente devido ao maior volume de operações.

4 – Filtre por empresa

Agora, se você pensa em contratar um seguro, mas está em dúvida entre qual seguradora contratar, é possível fazer um comparativo entre elas.

Selecione o segmento desejado (ex: automóveis). Depois, na aba de empresas, marque as seguradoras que deseja comparar. No exemplo, foram selecionadas as primeiras opções apresentadas, por ordem alfabético: Alfa Seguradora, Allianz Seguros e Aruana Seguradora).

O painel atualiza automaticamente com um gráfico mostrando a evolução no ranking de reclamações dessas seguradoras ao longo dos trimestres.

image 5

Também é possível filtrar diretamente por empresa, sem selecionar segmento. Escolha a seguradora e o período para ver os tipos detalhados de reclamações que ela recebeu.

Por exemplo, a seguradora 180 Seguros (primeira opção da lista) recebeu queixas relacionadas a alterações contratuais, aspectos financeiros e comunicação. Nesse caso, o gráfico comparativo não aparece, pois é mostrada apenas uma seguradora.

image 6

5 – Filtre por período

Para analisar como estava o mercado de seguros em determinado período ou ano, limpe os filtros aplicados e selecione o período desejado. A plataforma exibirá as informações alinhadas ao intervalo selecionado.

Leia também: Seguro dos veículos mais vendidos sobe em julho puxado por inflação e criminalidade

6 – Explore mais informações e curiosidades

Na terceira aba à esquerda, indicada por um ícone de pessoa com um balão de fala contendo um ponto de exclamação, há um painel interativo com informações adicionais e dados curiosos.

Nessa aba, é possível aplicar os mesmos filtros de segmento, empresa e período para visualizar:

  • quantidade de reclamações por segmento ao longo dos anos em gráficos;
  • mapa de calor mostrando quais estados registraram mais reclamações no segmento, empresa ou período selecionado;
  • gráficos comparativos da quantidade de reclamações do segmento escolhido versus o total geral e do prazo de conclusão das reclamações no segmento versus o prazo geral.
image 7




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *