(Foto: Studies | Reprodução)
? Conheça a Studies
A Studies é uma marca de papelaria pensada para facilitar e inspirar pessoas que querem se tornar mais produtivas e que são apaixonadas por organização.
? Modelo de negócios
Até pouco tempo atrás, praticamente toda a receita da Studies vinha da venda direta para consumidores, através de seu e-commerce próprio.
Mas, de uns tempos pra cá, a venda B2B ? para papelarias revenderem ? ganhou bastante espaço, e já corresponde a 30% das vendas.
? Como tudo começou
Era 2018 e Lucas Bravo estava no segundo ano do ensino médio, com seus 16 anos. Ele queria fazer medicina e passava boa parte de seu tempo estudando.
- Por ser uma jornada solitária, começou a produzir conteúdo no Instagram, documentando seus estudos. Em cerca de dois meses, bateu 10 mil seguidores na rede social.
Já a Luana Carolina, começou ainda antes, em 2013, quando fazia conteúdos mais voltados a lifestlye em seu canal do YouTube e em um Blog. Por volta de 2017, começou a falar mais de estudos, já no Instagram.
Nesse momento, Lucas caiu de paraquedas no perfil da Luana ? que ainda era pequeno ? e, por atuar no mesmo nicho, lhe mandou uma mensagem. Foi o início da amizade.
Dois anos e meio depois?
(Foto: Studies | Reprodução)
O tempo passou, e a dupla seguiu crescendo no Instagram. Eles faziam publicidade para marcas de papelaria e convertiam bastante. Em dado momento, Luana se questionou: ?Se eu já vendo tanto para as marcas dos outros, por que não vender para a minha própria marca??
- Com essa pulga atrás da orelha, ela, que é de Curitiba, foi participar de um evento em Maringá, a cidade de Lucas.
Lá, compartilhou com ele sua ideia de criar uma marca de papelaria voltada para estudantes ? e o Lucas gostou. Nessa época, o público deles era mais infantil/adolescente, o que explica esse direcionamento.
A conversa fluiu, a ideia amadureceu e, uma semana depois, Lucas foi a Curitiba para eles fecharem com o fornecedor e iniciarem a produção. Era dezembro de 2019.
Os três meses seguintes foram de muito planejamento e trabalho, até que, em fevereiro de 2020, lançaram a Studies. O site estava no ar e o estoque ? na casa da Luana ? pronto para ser vendido.
Mas? Mais uma marca de papelaria?
Era preciso fazer algo para se diferenciar. Inspirados em uma marca da Europa, tiveram a ideia de fazer cadernos com linhas brancas ? que não aparecem nas fotos e nem quando escaneia.
(Foto: Studies | Reprodução)
Mas quem vê a parte bonita da história não sabe o que está por trás. Na hora do lançamento, eles tiveram um ?pequeno? problema: O site recebeu mais de 100 mil acessos e? caiu.
- O resultado? NENHUMA venda no lançamento. Só depois de umas duas semanas que eles conseguiram colocar o site no ar novamente.
O lado bom é que o relançamento deu certo. Logo no primeiro dia ? dessa vez, oficialmente ?, venderam algo em torno de R$ 100 mil.
Após entenderem melhor as demandas e pontos de melhoria, lançaram a segunda coleção em outubro de 2020 ? com novas capas, collabs com outros influenciadores e folhas reposicionáveis.
Desde então, passaram a lançar praticamente uma nova coleção de cadernos por mês.
Meados de 2021
Nesse momento, além de novos cadernos, a Studies lançou outros tipos de produto, como mochilas, estojos, camisetas, moletons e até uma coleção de? pijamas.
Esses outros itens não deram tão certo e foram descontinuados tempos depois, por não fazerem sentido. Às vezes, expandir para o que não é sua expertise pode atrapalhar seu crescimento. Ter foco é essencial.
Neste ano, a Luana e o Lucas mudaram um pouco a forma como produziam conteúdo. O foco de ambos, que, antes, era mais voltado a estudo, passou a ser em negócios ? a Luana em marketing de influência e o Lucas em empreendedorismo.
- Com essa mudança do conteúdo deles, o público também mudou ? e os produtos da Studies seguiram os mesmos passos.
Quando o foco da marca eram estudantes, o design dos cadernos era mais divertido e colorido. Agora, o apelo é muito mais motivacional e de produtividade.
(Imagem: Studies | Elaboração the bizness)
A Studies passou por um rebranding. Perceba como os cadernos ficaram com uma cara mais séria, voltado a pessoas de negócio ? especialmente mulheres, que são quem mais compra produtos de papelaria.
No fim das contas, eles pararam de trabalhar só com desejo e começaram a trabalhar também com necessidade, focando em organização e produtividade.
Chegou 2022
(Imagem: Studies | Reprodução)
Um belo ano para a Studies, principalmente por duas coisas:
- (i) Foi quando a marca começou a focar só em coisas de papel, sua expertise, o que tem funcionado bem; e
- (ii) Em novembro, eles lançaram os **Planners, que ultrapassaram os 1.000 pedidos logo no dia do lançamento. As oito versões esgotaram no primeiro dia.
Por conta disso, logo em janeiro deste ano, precisaram dobrar a estrutura e mudar de escritório, onde ficavam o time e o estoque. Pelo ritmo das vendas deste ano, em breve será preciso trocar mais uma vez.
? Recebeu investimentos?
A Studies começou com capital próprio do Lucas e da Luana, sem investidores externos.
? Quem está por trás desse negócio?
(Imagem: Studies | Elaboração the bizness)
A Studies foi criada por Lucas Bravo e Luana Carolina. Ao clicar, você vai para o Instagram deles.
? O que está por vir
Mais Planners. A primeira coleção da Studies esgotou no dia do lançamento, em dez/22. Desde então, eles não relançaram o produto.
- Isso porque é um produto sazonal. As pessoas compram no final do ano para já planejar o ano seguinte. Por isso que a segunda coleção só será lançada no final de setembro. Pra você ter ruma ideia, os Planners vendem mais em dezembro do que janeiro.
Foco maior em B2B. No início de agosto, a Studies participou do Escolar Office Brasil ? principal evento de papelaria do país ?, onde esgotou o primeiro lote que tinha para B2B.
- Dessa nova coleção de Planners, 4 das 15 capas não serão vendidas no site, apenas em papelarias. Essa exclusividade conquistou muitos donos desses estabelecimentos e ajudou na expansão B2B.
Inclusive, a Studies está trabalhando melhor sua estratégia de vendas B2B, com um time dedicado para isso e, pela primeira vez, com políticas internas de venda mais claras.
De olho no digital. Pense que muita gente não usa mais papel e, por mais que não seja o foco da empresa no momento, não quer dizer que eles não estejam de olho nisso. Novidades em breve? risos. ?
Mais publis. Além dos fundadores divulgarem a marca em suas próprias redes sociais, eles contam com um time de 15 influenciadores embaixadores e, recentemente, começaram a investir mais em publipost. Com o lançamento do próximo Planner, vão investir ainda mais.
? Para aprofundar
A Studies está lançando uma nova coleção de Blocos To-Do e, para isso, criou uma campanha em que desenhou diferentes personas para cada capa. Veja aqui.
? Contato
Se quiser se juntar ao time de 14 pessoas que estão construindo a Studies ou propor alguma parceria, envie um e-mail para cadernostudies.ads@gmail.com. Vai que você chama a atenção deles?
? E o meu bizness?
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