IMG-LOGO
Economia

Quem tem nome sujo pode tirar passaporte? E visto americano? Entenda

- 18/07/2025 8 Visualizações 7 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O documento essencial de um viajante é o passaporte. No Brasil, a emissão dele pode ser feita por qualquer cidadão, desde que não tenha impeditivos com o governo, e sua validade será de 10 anos para adultos. Mas quem possui nome sujo pode tirar o passaporte?

De acordo com o governo, ter negativação no Serasa ou Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), ou até mesmo pendência com a Receita Federal não afetam a emissão do passaporte ao brasileiro.

No entanto, quem está envolvido em processos cíveis e processos criminais podem ficar impedidos da emissão, quando o Juiz decreta expressamente esse impedimento. Em caso de dúvidas, é recomendado consultar a Vara responsável pelo processo.

Aqueles que foram condenados, com pena iniciada ou não, o réu deve solicitar autorização ao Juiz competente, antes de iniciar o processo de solicitação de passaporte.

Leia também
image 2

Conheça 3 vantagens e desvantagens do consórcio

A modalidade de autofinanciamento permite que cada pessoa encontre um plano adequado ao seu orçamento e objetivos

Um novo passaporte — que pode aumentar o preço da emissão em breve — deve ser solicitado quando o documento atual estiver prestes a expirar ou já expirado, ou se for necessário solicitar um novo passaporte por outros motivos, como mudança de dados pessoais, viagens, ou furtos, por exemplo.

Nome sujo impede a solicitação de visto americano?

Nem o governo brasileiro, nem o americano, colocam restrições para emitir o visto de pessoas negativadas e com dívidas. Ainda assim, sua realidade financeira será avaliada para entender o motivo da viagem.

O consulado não verifica seu CPF, mas dificuldades financeiras podem gerar dúvidas em relação à capacidade de bancar a viagem. Por exemplo, se você tiver renda baixa e planos grandiosos de turismo, o visto pode ser negado.

Como se organizar para sair das dívidas?

principal maneira de sair do vermelho é com um bom planejamento financeiro. Ele permite organizar viagens e os documentos necessários, aumentando suas chances de conquistar um visto americano, por exemplo.

Um dos primeiros passos na jornada de uma melhor relação com o dinheiro é anotar suas despesas.

Nesse cenário, a planilha financeira de gastos mensais do InfoMoney é uma ferramenta essencial para te ajudar a ter um controle financeiro mais eficaz. Desenvolvida para facilitar o acompanhamento de receitas e despesas, é possível ganhar uma visão clara e organizada do seu orçamento mensal.

Na ferramenta, você consegue:

  • Monitorar receitas e despesas;
  • Identificar gastos desnecessários;
  • Visualizar os períodos em que as contas ficaram no azul ou vermelho;
  • Planejar sonhos;
  • Ajustar expectativas financeiras.

Com fácil acesso, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos avançados em finanças, consegue utilizá-la para personalizar seus cálculos de acordo com sua realidade financeira, limpar o nome e conseguir se organizar para tirar o passaporte e vistos necessários.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *