IMG-LOGO
Geral

Receita publica norma que obriga fintechs a informarem movimentações suspeitas

- 29/08/2025 8 Visualizações 7 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

A Receita Federal publicou instrução normativa que obriga as instituições de pagamento e os participantes de arranjos de pagamentos – as chamadas fintechs – a seguirem a partir desta sexta-feira (29) as mesmas normas dos bancos para a comunicação de movimentações financeiras suspeitas de seus clientes.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia antecipado na quinta (28) que o Fisco igualaria a norma entre essas empresas e os grandes bancos. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), a medida visa combater “os crimes contra a ordem tributária, inclusive aqueles relacionados ao crime organizado, em especial a lavagem ou ocultação de dinheiro e fraudes”.

Leia também
image 2

Polícia prende empresários envolvidos em plano do PCC para matar promotor de Justiça

Os envolvidos teriam “financiado e providenciado a aquisição de veículos e de armamento e a contratação de operadores para a execução de uma emboscada”. O plano acabou descoberto pelo Ministério Público

image 3

Fake news do Pix, do viral de Nikolas, ajudou esquemas como o do PCC, diz Receita

Norma revogada pelo governo após pressão política “impactou diretamente a visibilidade sobre os fluxos financeiros usados pelo crime,” disse Andrea Costa Chaves, subsecretária de fiscalização da Receita

A Avenida Faria Lima amanheceu nesta quinta com equipes de Polícia Federal, Polícia Militar, promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além de agentes e fiscais das Receitas Estadual e Federal como parte da Operação Carbono Oculto.

Integrada nesta quinta às Operações Quasar e Tank, de diversas instituições em dez Estados, se tornou a maior já feita até hoje para combater a infiltração do crime organizado na economia formal do País. A estimativa é de que as fraudes, coordenadas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), movimentaram R$ 23 bilhões.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *