Joaçaba/Piratuba – O gerente regional da Celesc de Joaçaba, Tiago Rambo, reportou que nesta quinta-feira, dia 21, à reportagem da Atual FM que municípios foram afetados por um forte vento.
As previsões climáticas recebidas indicavam a ocorrência desse fenômeno, confirmado ao amanhecer, por volta das 8 horas, quando a ventania começou a atingir os municípios abrangidos pela agência regional de Joaçaba, iniciando por Piratuba.
O temporal trouxe ventos intensos, com rajadas ultrapassando os 100 km por hora. Esses eventos climáticos causam diversos problemas, principalmente relacionados à vegetação na rede elétrica, como é o caso dos reflorestamentos de eucalipto.
Durante este período do ano, ocorre o fenômeno do descascamento dos caules das árvores, o que, combinado com os fortes ventos, resulta em ramos e cascas de eucalipto se enroscando nos cabos de energia, levando a desligamentos nas unidades consumidoras.
A equipe da Celesc está atuando com 24 equipes, compostas por duplas de eletricistas em caminhonetes, e quatro equipes pesadas, formadas por caminhões com seis a sete colaboradores cada. Cerca de 100 funcionários estão mobilizados para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.
Os consumidores são orientados a considerar a rede energizada em situações como esta e a relatar problemas diretamente à Celesc por meio do número 0800 048 0196 ou pelo aplicativo da empresa disponível na loja de aplicativos do celular.
|