IMG-LOGO
Atualidades

Relatório mostra que bilionários russos financiam a guerra contra a Ucrânia

- 07/08/2023 22 Visualizações 22 Pessoas viram 0 Comentários

Dando um tom de seriado de mistério da Netflix para a guerra, um relatório indicou que 81 bilionários russos financiam as iniciativas militares do país na invasão da Ucrânia.

  • De todos os nomes citados, apenas 14 são alvos de sanções ocidentais impostas por aliados dos ucranianos.

Entre os oligarcas, há nomes de acionistas majoritários de empresas gigantes da Rússia, como Gazprom e Novatek, as duas maiores exportadoras de gás natural do mundo.

Também está na lista a Rusal, segunda maior empresa de alumínio do mundo, e o ex-dono do Chelsea, clube de futebol inglêsRoman Abramovich.

Como funciona o esquema?

Segundo a reportagem, a Rusal é responsável por fornecer pó de alumínio para os fabricantes de mísseis. A empresa de Abramovich, por outro lado, forneceria matérias-primas para a construção de tanques.

Ainda de acordo com o relatório, empresas como a Novatek abastecem as frentes de guerra com o recrutamento de voluntários. Além disso, vários oligarcas estariam se aproveitando do conflito para conseguirem contratos estatais.

Falando nisso? ?

Mesmo com as sanções econômicas impostas por consequência da guerra, no último ano, o patrimônio líquido dos bilionários da Rússia cresceu 48%, saindo de US$ 320 bi em 2022 para US$ 474 bi.

Assim, com 22 bilionários a mais em 2023, a Rússia se consolidou como o quinto país com mais bilionários do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, China, Índia e Alemanha.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *