A Samsung está dobrando sua aposta para rivalizar com a Apple em dispositivos vestíveis ao lançar um anel inteligente e um novo dispositivo vestível de alta qualidade com aparência e recursos semelhantes ao Apple Watch Ultra.
Em seu evento Unpacked, em Paris, a empresa anunciou que seu aguardado Galaxy Ring custará US$ 400 (cerca de R$ 2.160) e vai monitorar a saúde e o sono do usuário. O anel terá sensores de temperatura da pele, vai rastrear o ciclo menstrual das mulheres e terá uma bateria que vai durar até uma semana com uma única carga, segundo a empresa.
O outro grande lançamento da Samsung no evento foi o Galaxy Watch Ultra, um dispositivo vestível de US$ 650 (cerca de R$ 3.510) feito de titânio, com detecção de apneia do sono e bateria com duração de dois dias.
A incursão da Samsung no segmento premium de dispositivos de saúde mostra que a maior fabricante de smartphones do mundo está enfrentando a Apple e outras empresas menores, como a Oura Health Oy, fabricante do anel Oura. Para a empresa sul-coreana, cujo negócio de tecnologia de consumo foi um ponto positivo raro em um difícil 2023, isso marca o mais recente passo na construção de um ecossistema semelhante ao da Apple, com produtos complementares. Também servirá como um teste para saber o quanto as pessoas estão dispostas a gastar em dispositivos de saúde e bem-estar.
“Os anéis inteligentes têm sido um mercado de nicho; esperamos que menos de dois milhões de unidades sejam vendidas neste ano. Isso se compara ao mercado de smartwatches, muito maior, com 163 milhões de unidades”, disse Bryan Ma, vice-presidente da IDC. “A Samsung tem o potencial de mudar o tamanho do mercado, dada sua enorme presença de distribuição e alcance de marketing”.
O Galaxy Ring estará disponível em nove tamanhos e a Samsung oferecerá kits de ajuste para ajudar os usuários a encontrar o certo. A empresa também prometeu que o dispositivo não exigirá uma assinatura, diferenciando-o do anel Oura, que é mais barato, e de outros dispositivos vestíveis. Combinado com a falta de uma tela ou ecossistema de aplicativos, isso pode dificultar a monetização da categoria para a empresa — embora a Samsung esteja esperando que isso melhore a experiência geral de seus outros dispositivos, como smartphones Galaxy.
O novo Galaxy Watch Ultra se parece e funciona muito com o Apple Watch Ultra topo de linha de US$ 799 (cerca de R$ 4.314), com construção semelhante, opções de interface de modo noturno, uma sirene de emergência e um chamado “Quick Button” para iniciar exercícios ou outras funções mais usadas. O Ultra também possui sensores aprimorados para monitoramento da frequência cardíaca, GPS dupla frequência para melhor rastreamento em cidades congestionadas e um processador mais rápido.
A Samsung também anunciou o Galaxy Watch 7, que se parece com modelos anteriores, mas inclui novos recursos de IA, como uma pontuação de energia que prevê o quão preparada uma pessoa está para cada dia com base em seu sono e níveis de atividade. Os dispositivos Fitbit do Google já oferecem essa métrica.
Os novos dispositivos chegam antes do lançamento em agosto dos novos Pixel Watches do Google. Espera-se que esses dispositivos vestíveis venham com opções de tamanho de tela maiores. Por sua vez, a Apple geralmente revela seus novos modelos de relógios em setembro. A empresa está trabalhando em uma grande atualização para seus modelos Ultra e padrão, incluindo uma versão maior e mais fina de seu modelo de nível intermediário.