 O governo de São Paulo implementou um projeto piloto que usa Inteligência Artificial (IA) para corrigir automaticamente os deveres de casa dos alunos da rede estadual de ensino. A tecnologia, baseada no modelo OpenAI GPT-4o mini, já está em operação, avaliando 5% das tarefas dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. Entre as disciplinas cobertas pelo sistema estão Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Química, Física, Geografia e História. A ferramenta está integrada à plataforma TarefaSP, onde os alunos realizam atividades complementares às aulas. Desde o início deste ano letivo, quase 95 milhões de questões foram resolvidas pelos estudantes no sistema. A IA é capaz de corrigir de 4 a 5 milhões de questões dissertativas por mês, oferecendo feedback imediato aos alunos. Como funciona a correção por IAO modelo de IA foi ajustado para comparar as respostas dos alunos com gabaritos desenvolvidos por professores da rede estadual. Dessa forma, a tecnologia consegue avaliar se o estudante acertou, acertou parcialmente ou errou. Além disso, a IA gera comentários específicos, apontando pontos fortes e aspectos que precisam ser melhorados na resposta do aluno. Caso o estudante não entenda o motivo do erro, ele pode solicitar mais explicações diretamente na plataforma. O sistema, então, notifica a escola, e o aluno pode receber orientação de um professor. A secretária de Educação de São Paulo desenvolveu o projeto para otimizar o tempo dos professores, permitindo que eles se concentrem em atividades mais estratégicas e de maior impacto. Segundo o secretário de Educação, Renato Feder, a iniciativa busca não apenas corrigir respostas, mas também incentivar o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. Expansão planejada e controle de qualidadeEmbora o modelo de IA esteja em fase piloto, a secretaria pretende expandi-lo para todos os alunos da rede estadual. A escolha por um projeto inicial limitado visa garantir a calibração do sistema para diferentes faixas etárias e conteúdos. Isso também permite ajustar a exigência conforme o nível dos alunos — um estudante do 6º ano tem critérios de avaliação diferentes de um do 3º ano do ensino médio. Outro ponto importante é o controle contra cópias e plágio. A IA foi configurada para detectar padrões suspeitos e identificar respostas duplicadas, garantindo que o aprendizado dos alunos seja genuíno. Com a implementação da IA, São Paulo se torna o primeiro estado do Brasil a adotar a tecnologia para corrigir automaticamente deveres de casa em larga escala, combinando inovação e educação para melhorar o desempenho dos alunos.
|