Estado – O deputado Neodi Saretta está apoiando a busca de soluções para a falta de profissionais e necessidade de curso de balseiros nas regiões Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina, assim como nos municípios gaúchos de Mariano Moro e Marcelino Ramos. Seguindo uma solicitação da Câmara de Vereadores de Concórdia, através do vereador Comassetto, ele encaminhou um pedido à Capitania dos Portos de Santa Catarina, visando a realização de cursos de capacitação para os balseiros da região.
O foco principal do pedido é a implantação do curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) e do curso de Formação de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – Nível 1. O deputado ressaltou que, embora o transporte por balsas seja uma prática consolidada na região, a falta de profissionais capacitados se tornou uma realidade devido à aposentadoria dos antigos balseiros. Ele destaca a importância desse meio de transporte para encurtar distâncias e, portanto, acredita que a realização desses cursos é fundamental.
?É uma situação bastante preocupante, já que existe a possibilidade de muitas balsas suspenderem suas operações ainda neste ano devido a restrição de profissionais devidamente qualificados?. Saretta disse ainda que a interrupção desses serviços afetaria a travessia de pessoas e mercadorias em diversos municípios catarinenses, incluindo Alto Bela Vista, Anita Garibaldi, Capinzal, Concórdia, Abdon Batista, Itá e São José do Cerrito. Além disso, alguns municípios gaúchos também seriam impactados.
Saretta sinaliza que o Centro de Treinamento da Epagri, em Concórdia, oferece uma infraestrutura completa para a realização dos cursos. O espaço dispõe de salas de aula, refeitório, alojamento e piscinas que atendem aos requisitos necessários para os testes de natação, o que proporciona uma oportunidade ideal para a capacitação dos balseiros.
(Ascom Neodi Saretta)
|