IMG-LOGO
Comunidade

SC decreta situação de emergência em saúde pública por superlotação das UTIs

- 13/06/2025 28 Visualizações 27 Pessoas viram 0 Comentários
image 1SC – O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou situação de emergência em saúde pública em todo o território catarinense na noite da quinta-feira (12), como medida para enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da superlotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

De acordo com o painel da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 94,1% dos 1.423 leitos de UTI do estado estavam ocupados nesta sexta-feira (13). A situação é ainda mais crítica nas regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Nordeste, onde o índice de ocupação atinge 99%.

Com o Decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, o governo autoriza a Secretaria Estadual da Saúde a requisitar administrativamente bens e serviços de entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, para ampliar o atendimento à população de forma mais ágil.

A medida reforça as ações já adotadas desde maio, quando foram adquiridos 16 leitos de UTI e 12 leitos intermediários de suporte ventilatório para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a ampliação de 264 leitos de UTI determinada em 2023 já vinha sendo essencial para conter o avanço da crise, mas o cenário atual exige medidas emergenciais.

O estado também reforça as ações de prevenção, como a ampliação da vacinação contra a Influenza para toda a população a partir dos 6 meses de idade, iniciada em 10 de maio. A vacina está disponível em quase 2 mil unidades de saúde em Santa Catarina.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *