IMG-LOGO
Atualidades

Será que Zuck vai conseguir buscar Musk? 🥊

- 19/09/2023 156 Visualizações 156 Pessoas viram 0 Comentários

1 milhão de usuários na primeira hora. Mais de 10 milhões em 7 horas. E incríveis 100 milhões de usuários 4 dias após o lançamento.

  • Essa foi o crescimento exponencial do Threads, o ?Twitter? ? que ainda não chamava X ? da Meta, lançado como MVP em julho deste ano. Se você não faz ideia do que estamos falando, entenda aqui.

Apesar da explosão inicial, o app levou 60 dias para avançar de 100 para 130 milhões de contas criadas. Ainda que continue expressiva, a velocidade do crescimento caiu muito:

image 1

(Imagem: Exploding Topics | Reprodução)

Abandono de usuários?

Realmente, 130 milhões de contas não é pouca coisa. Acontece que esse número não pode ser olhado de forma isolada.

Mais importante do que o número de perfis criados, é a quantidade de pessoas ativas, que realmente estão usando a plataforma.

  • Atualmente, são menos de 10 milhões de usuários ativos. Sendo que, desde o lançamento, esse número despencou mais de 80%.

O pico, no dia 7 de julho, foi de 50 milhões de pessoas ativas. Naquela altura, os usuários gastavam uma média de 21 minutos por dia no app ? hoje, a média é de 3 min, enquanto, no X, é superior a 30 min diários.

?? No Brasil, a situação também não está das melhores... Dos 21% de usuários brasileiros do Instagram que se cadastraram no Threads, menos de 1/3 ainda usa a rede social.

Por que caiu tanto?

Fim do hype inicial. Quando uma novidade surge, todo mundo só fala naquilo, atraindo muitos curiosos que só queriam estar por dentro da tendência ? que acabou.

Crescimento artificial. Esse boom do começo só foi possível pelo fato de que os usuários iniciais vieram do Instagram e Facebook, também da Meta, que somam 5 bilhões de usuários ativos.

Baixa adesão. De nada adianta ter centenas de milhões de usuários se essas pessoas não usam, efetivamente, a plataforma. Uma conta criada é só mais uma conta criada, desde que não esteja em uso.

Pense que o Threads não criou nenhuma inovação ou grande facilidade ao usuário. Em outras palavras, qual o atrativo para alguém migrar do X para o Threads? É muito diferente do TikTok, por exemplo, que trouxe a ?revolução dos vídeos curtos?.

Sem contar que muitas pessoas que baixaram ao app nem sequer usavam o Twitter. Assim, não era um formato que estavam familiarizadas ? ou que gostavam ?, e logo largaram. O hype inicial também ajuda a explicar isso.

Apesar do ?fracasso??

image 2

(Imagem gerada por AI: Ynet | Reprodução)

Mark Zuckerberg já disse algumas vezes que a Meta busca estabilizar o serviço e adicionar novos recursos para reter os usuários.

  • Por mais que, por enquanto, seus esforços não estejam dando certo, quem é que vai duvidar do Zuck?

Até porque, estamos falando de uma plataforma que possui uma grande base de usuários e que têm, por trás, a maior empresa de redes sociais do mundo, com ?budget quase infinito? para investir no projeto e que, historicamente, se deu bem copiando concorrentes.

O que muda, dessa vez, é que não se trata de uma nova feature no Instagram, como os Stories ou Reels, mas, sim, um novo app. Isso gera uma barreira maior, que a Meta tenta contornar com integrações entre Threads e Insta, através de notificações, número de entrada na bio e inserções no feed. Não vai ser fácil buscar o tio Musk.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *