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Shein faz acordo com dona da Forever 21 e da Rebook e compra um terço da empresa

- 24/08/2023 11 Visualizações 11 Pessoas viram 0 Comentários
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A varejista asiática Shein e o grupo Sparc, dono de marcas como Forever 21, Nautica e Rebook, anunciaram nesta quinta-feira (24) um acordo que envolve a troca de participação acionária entre as empresas, a venda de produtos da Forever 21 no site e no aplicativo da Shein e a venda de produtos da Shein nas lojas físicas da Forever 21.

Segundo comunicado assinado pelas duas empresas, a Shein comprou uma participação de cerca de um terço no grupo Sparc, uma joint venture que inclui a Authentic Brands e o Simon Property, e ao mesmo tempo o grupo Sparc virou acionista minoritário da Shein (o tamanho da participação não foi revelado).

A Forever 21 passou por uma série de problemas nos últimos anos, até ser comprada pela Authentic Brands em junho do ano passado. A empresa chegou a entrar em recuperação judicial nos EUA em 2019 e fechar lojas da marca no mundo inteiro.

No Brasil, a empresa entrou com uma estratégia agressiva de vender roupas a preços baixos e abrir diversas lojas “âncoras” em shoppings, com áreas de mais de 1 mil m². Suas inaugurações eram marcadas por filas imensas de consumidores ávidos, mas nos últimos anos a Forever 21 passou a ser alvo de ações judiciais movidas por shoppings cobrando aluguéis atrasados.

Sem acordo, ela fechou todas as 11 lojas nos shoppings da Multiplan (MULT3), como Morumbi, Vila Olímpia e Anália Franco, no começo de 2021. Em meados de 2022, fechou suas últimas unidades no país.

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Sobre o acordo, o grupo Sparc afima que “a experiência incomparável em comércio eletrônico e o alcance global” da Shein, que tem atualmente 150 milhões de clientes, vão fornecer “uma plataforma para expandir ainda mais suas marcas”. “Espera-se que a parceria expanda a distribuição da Forever 21 pelo grupo Sparc, agregando valor e variedade para a extensa base de clientes da Shein”.

A parceria também vai permitir à varejista asiática testar “experiências focadas no cliente Shein em locais da Forever 21 nos Estados Unidos, incluindo shop-in-shops [quando uma empresa vende seus produtos dentro das lojas de outra marca]”.

“Juntas, Shein e grupo Sparc planejam utilizar suas plataformas e conhecimentos complementares para acelerar a inovação de produtos, explorar novas estratégias de negócios, aprimorar as experiências dos clientes e aumentar sua presença no mercado”, afirmaram as empresas no comunicado.

O grupo Sparc, a joint venture da Authentic Brands e do Simon Property, projeta, fabrica e vende roupas femininas, masculinas e infantis e acessórios em vários países, incluindo marcas como Aéropostale, Brooks Brothers, Eddie Bauer, Forever 21, Lucky Brand, Nautica e Reebok.

Para o CEO da Shein, Donald Tang, “a poderosa combinação da liderança da Simon no varejo físico, da experiência em desenvolvimento de marca da Authentic e do modelo sob demanda da Shein nos ajudarão a impulsionar um crescimento escalável e, juntos, tornar a moda mais acessível a todos”.

(Esta reportagem está em atualização)




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