O presidente da Argentina, Javier Milei, foi alvo de mensagens ofensivas e xingamentos em um ataque hacker contra um dos principais portais do governo do país, na última quarta-feira (25), em pleno dia de Natal.
Durante cerca de uma hora, de acordo com informações do jornal La Nación, o site Mi Argentina – que reúne serviços de atendimento aos cidadãos – teve sua página principal totalmente desconfigurada e alguns canais derrubados pelos hackers.
Nesse período, os usuários não puderam acessar o site e alguns aplicativos do governo, como o Sube, destinado ao pagamento das tarifas de ônibus.
Os criminosos virtuais também publicaram vídeos do rapper argentino Homer el Mero Mero e uma série de mensagens com ataques e ofensas a Milei, além de comentários antissemitas.
Na madrugada desta quinta-feira (26), o Ministério da Inovação, Ciência e Tecnologia informou que, de fato, as páginas do governo foram alvo de um ataque hacker, que já está sendo investigado pelas autoridades. No comunicado, a pasta ainda responsabiliza governos anteriores “pelo estado em que deixaram os sistemas de gestão eletrônica”.
O governo Milei também culpou a oposição pela rejeição ao Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) que determinava repasses financeiros para a Secretaria de Inteligência do Estado (Side) avançar em programas de combate aos hackers.