IMG-LOGO
Judiciário

Tarcísio propôs ao STF que Bolsonaro viaje para negociar com Trump, diz jornal

- 11/07/2025 21 Visualizações 21 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), propôs a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizassem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a deixar o Brasil para negociar pessoalmente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a redução da tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros. A informação é da Folha de S. Paulo.

Segundo relatos obtidos pelo jornal, Tarcísio argumentou que Bolsonaro teria influência suficiente para obter de Trump um gesto de trégua comercial, o que sinalizaria boa vontade da Justiça brasileira e poderia beneficiar setores econômicos paulistas. No entanto, o pedido foi classificado por magistrados como “totalmente fora de propósito” e “esdrúxulo”.

Leia também
image 2

Lula diz a Tarcísio para ‘não tentar esconder chapeuzinho do Trump’ após tarifaço

Lula lembrou que Tarcísio publicou vídeo usando boné com o slogan trumpista “Make America Great Again”

Segundo o jornal, o Supremo rejeitou a proposta de forma unânime. Bolsonaro está com o passaporte apreendido e impedido de sair do país por decisão judicial, no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Ministros afirmaram ao jornal que há risco real de que o ex-presidente busque asilo político com apoio de Trump, o que dificultaria sua extradição.

Além disso, integrantes da Corte consideraram que a proposta de Tarcísio viola a lógica institucional da diplomacia brasileira. Negociações internacionais são atribuição da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores, e não de um ex-presidente que responde a múltiplas investigações.

De acordo com aliados de Bolsonaro, a proposta envolvia ainda um acordo político mais amplo. A ideia seria que Bolsonaro viajasse aos Estados Unidos acompanhado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Juntos, eles tentariam costurar a promessa de aprovação de uma anistia ao ex-presidente no Congresso, em troca de um gesto de Trump para reduzir a tensão comercial.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *