IMG-LOGO
Economia

Taxa Selic deve sofrer queda pela primeira vez em três anos

- 02/08/2023 13 Visualizações 13 Pessoas viram 0 Comentários

A dúvida não parece ser “se”, mas “quanto”. Hoje, o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve dar início ao ciclo de cortes de juros ? após ter mantido a taxa básica em ascensão durante três anos.

  • Esse será o primeiro corte desde agosto de 2020, quando os juros tinham sido reduzidos de 2,25% para 2% ao ano. A intensidade deve ser de 0,25 ou 0,50 ponto percentual.

?? Lembra dessa discussão?

O presidente Lula tem criticado os juros, afirmando que o atual nível da taxa Selic atrapalha os investimentos e que não existe nenhuma justificativa para que ela esteja neste patamar.

Mais recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o caminho está pavimentado para a queda da Selic.

Enquanto a gestão petista pressiona por uma queda mais acentuada dos juros, o Copom vinha defendendo “parcimônia” e “cautela” na condução da política monetária ? o que, no vocabulário econômico, implica uma redução menor.

O que isso significa para o brasileiro?

Pense que a ação do Copom de aumentar a taxa básica de juros visa conter a demanda aquecida, que causa aumento nos preços. Juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre o ano em 12%.

? O Impacto… Por conta dos rumores do mercado, o Ibovespa caiu 0,57%, a 121.248 pontos. O dólar, por sua vez, subiu 1,27%, a R$ 4,79.

Outros destaques economicamente relevantes:




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *