![]() Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda 2025, muitos contribuintes que investem em previdência privada têm dúvidas sobre como informar esses valores corretamente ao Fisco. Ainda mais porque a forma de declaração varia conforme o tipo de plano escolhido: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Sandro Bonfim, superintendente de produtos da Brasilprev, explica que o PGBL permite, na declaração completa, a dedução das contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda tributável. “O que pode reduzir significativamente o imposto a pagar ou aumentar a restituição”, diz. Enquanto isso, o VGBL não é dedutível, porém pode ser vantajoso, em especial para quem faz a declaração simplificada. “A tributação, no momento do resgate ou pagamento de benefícios, incide sobre os rendimentos e não sobre o total acumulado”, aponta Bonfim. Como declarar a previdência privada no IR?A seguir, confira as orientações do especialista para quem vai declarar a previdência privada no IR 2025. Como declarar o PGBL:
Como declarar o VGBL
Regimes de tributação: progressivo ou regressivo?O superintendente de produtos da Brasilprev traz ainda outro ponto de atenção na declaração: o regime de tributação escolhido no momento da contratação do plano. “A Lei 14.803, de janeiro de 2024, trouxe mais flexibilidade aos produtos de previdência, permitindo que os participantes optem pelo regime regressivo no momento do resgate ou recebimento do benefício”, diz Bonfim.
Documentos para a declaraçãoPor fim, para evitar problemas com a Receita Federal, o especialista da Brasilprev ainda orienta reunir os seguintes documentos antes de preencher a declaração:
|
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *