IMG-LOGO
Geral

Tesouro Direto: taxas de prefixados sobem e de títulos de inflação caem com ata do Fomc e arcabouço fiscal

- 16/08/2023 10 Visualizações 10 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

A taxas dos títulos de inflação do Tesouro Direto caem nesta quarta-feira (16), enquanto as de prefixados mantêm a tendência de alta observada desde o início da semana. Investidores esperam pela ata da última reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), que será divulgada às 15h.

O documento deve fornecer novas pistas sobre a política monetária dos Estados Unidos. Hoje, 88,5% dos agentes do mercado americano apostam na manutenção dos juros básicos do país no intervalo entre 5,25% e 5,5% ao ano na próxima reunião do Fomc, em 20 de setembro. Outros 11,5% acreditam em novo aperto monetário, com os juros no intervalo entre 5,5% e 5,75% ao ano. Os dados são do CME Group.

No cenário local, o mercado olha para a tramitação do arcabouço fiscal, que deve ser votado somente na semana que vem na Câmara dos Deputados. Ontem, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) disse que a Câmara “não será irresponsável com os temas essenciais para o Brasil”.

“Esses assuntos não têm especulação. Nós temos até o dia 31 de agosto. Ontem infelizmente não houve clima. Alguns líderes não queriam que a reunião acontecesse. Nós discutimos hoje muito tranquilamente no Colégio de Líderes e ficou marcada uma reunião com o relator, técnicos da Fazenda, técnicos da Câmara, da CMO e líderes partidários para que se discuta a única matéria mais polêmica, que é a questão da modificação do prazo para cálculo do IPCA. Isso sendo acordado, na terça-feira essa matéria vai a plenário”, afirmou.

No Tesouro Direto, a rentabilidade real dos títulos de inflação recuava. Na atualização de 9h19, o Tesouro IPCA+ 2055 pagava 5,24% contra 5,26% ontem. Já o papel para 2045 tinha taxa de 5,35% além da inflação ante 5,36% ontem. O juro do real do Tesouro IPCA+ 2029 era exceção e subia de 4,87% para 4,88%.

Nos prefixados, a tendência de alta observada desde a primeira sessão da semana continuava. A rentabilidade anual do Tesouro Prefixado 2033 subia de 10,98% para 11,04%, enquanto do Tesouro Prefixado 2029 subia de 10,72% para 10,77%. O prefixado para 2026 tinha retorno anual de 10,03% contra 10,01% ontem.

Série exclusiva
Renda Extra Imobiliária
Descubra o passo a passo para viver de renda e receber seu primeiro aluguel na conta nas próximas semanas, sem precisar ter um imóvel

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta quarta-feira (16):

image 2

image 3

PIB da zona do euro avança 0,3% no segundo trimestre

O Eurostat divulgou nesta quarta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,3% no segundo trimestre de 2023, na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a atividade econômica da área da moeda comum avançou 0,6%.

Os dados vieram em linha com as expectativas dos analistas de mercado consultados pela Reuters.

IPC-S cai 0,07% na segunda quadrissemana de agosto

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal  (IPC-S) caiu 0,07% na segunda quadrissemana de agosto. Com o resultado, o indicador medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) agora acumula alta de 4,05% nos últimos 12 meses.

A maior contribuição para o resultado do IPC-S veio do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa passou de 0,51%, na primeira quadrissemana de agosto de 2023 para -0,64% na segunda quadrissemana do mês.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *