IMG-LOGO
Geral

Trump posta mapas com Canadá anexado aos EUA

- 08/01/2025 2 Visualizações 2 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duas publicações em sua rede social, Truth, na última terça-feira (7), contendo mapas com o território do Canadá anexado aos Estados Unidos.

A primeira postagem feita por Trump traz a bandeira dos Estados Unidos ilustrando o território do Canadá e dos Estados Unidos. Já a segunda mostra os dois territórios unificados com a inscrição “United States” apenas.

image 2
Posts feitos por Donald Trump na rede social Truth na última terça-feira, 8 de janeiro (Reprodução)

Falando a repórteres em sua residência na Flórida, o presidente eleito dos EUA sugeriu transformar o Canadá no 51º estado norte-americano por meio da “força econômica”, reforçando que a união entre Canadá e Estados Unidos seria “algo muito grande”. Trump também afirmou que a fronteira entre os dois países é “artificialmente traçada”.

A sugestão foi categoricamente rejeitada pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

“Não há a menor chance de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos”, disse Trudeau em um post na rede social X. “Os trabalhadores e as comunidades de ambos os países se beneficiam do fato de serem o maior parceiro comercial e de segurança um do outro.”

Já Melanie Joly, ministra das Relações Exteriores do Canadá, afirmou que seu país não recuará diante de “ameaças” e que os comentários de Trump atestam sua falta de compreensão sobre o que faz do Canadá um país forte.

O presidente eleito dos EUA há muito reclama do superávit comercial do Canadá com os EUA e já ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre as importações do Canadá, que envia 75% de todas as suas exportações de bens e serviços para os EUA, segundo a Reuters.

Provocações anteriores

Trump mencionou pela primeira vez o “Estado 51” durante um jantar com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, no final de novembro.

Segundo a Fox News, o republicano brincou dizendo que, se o Canadá não pudesse arcar com tarifas de 25% sobre suas exportações para os EUA, então o país deveria ser incorporado pelos EUA. Desde então, passou a chamar Trudeau de governador.

Em dezembro, ele voltou a repetir em sua rede social a ideia de transformar o Canadá no 51º Estado de seu país, em meio à crise política no país vizinho. “Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º Estado”, publicou. “Economizariam demais em impostos e proteção militar. Acho que é uma ótima ideia. Estado 51!!!”, acrescentou.

(Com Estadão Conteúdo)




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *