IMG-LOGO
Geral

Trump sugere apoio a mudar regime no Irã e elogia ataques dos EUA a bases nucleares

- 22/06/2025 4 Visualizações 4 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que poderia apoiar a derrubada do governo iraniano através de um processo conhecido na geopolítica como “mudança de regime”.

“Não é politicamente correto usar o termo ‘Mudança de Regime’, mas se o atual regime iraniano não consegue fazer o Irã grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime?”, afirmou, em publicação na rede Truth Social neste domingo, 22.

Na semana passada, o republicano já havia dito que sabe a localização do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, mas que os EUA não pretendem assassiná-lo, “pelo menos não por enquanto”. Israel, de sua parte, tem evitado descartar esse cenário, embora insista que o objetivo principal é desmantelar o programa nuclear do país persa.

Leia também
image 2

Petróleo salta 4% e futuros em Wall Street caem nas 1ªs reações após EUA atacarem Irã

Temor sobre a oferta de petróleo faz commodity encostar nos US$ 80 o barril

image 3

Bolsa, câmbio: como o mercado brasileiro deve reagir após ataque dos EUA ao Irã?

Expectativa é de aversão a risco do mercado e alta de ações ligadas ao setor de petróleo

Em uma outra publicação, Trump caracterizou como “monumental” os danos causados pelos ataques americanos a instalações iranianas na noite de ontem. Os bombardeiros foram “duros e precisos”, de acordo com ele. “Grande habilidade foi demonstrada por nossos militares”, elogiou.

Bombardeiros pousaram em segurança no Missouri

Trump ainda afirmou que os aviões bombardeiros usados na operação que mirou bases nucleares do Irã ontem estão de volta ao território americano.

“Os grandes pilotos do B-2 acabaram de pousar, em segurança, no Missouri”, afirmou o republicano, em publicação no Truth Social.

Dois grupos de aeronaves foram usadas na chamada “Operação Martelo da Meia-Noite”. Um deles decolou da base aérea de Whiteman Air, no Missouri, em direção ao Oceano Pacífico, como parte de um esforço para enganar a defesa iraniana, de acordo com o Pentágono. O segundo grupo saiu mais tarde a caminho do leste para serem usados nos bombardeios.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *