IMG-LOGO
Geral

Trump tornará inglês idioma oficial dos EUA, diz autoridade da Casa Branca

- 28/02/2025 21 Visualizações 21 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará um decreto para tornar o inglês a língua oficial do país pela primeira vez na história, disse uma autoridade da Casa Branca nesta sexta-feira.

Ela não deu prazos para a edição do decreto, que teve sua informação revelada inicialmente pelo jornal The Wall Street Journal.

Os EUA nunca tiveram um idioma oficial para o país todo, mas alguns Estados escolhem a sua língua.

Trump, um republicano, tem na oposição à imigração ilegal uma marca de seus dois mandatos na Casa Branca e incentiva o uso do inglês na vida pública.

Leia também
image 2

Trump e Zelensky não assinaram acordo sobre minerais, diz Casa Branca

Trump não descartou um acordo, “mas não até que a Ucrânia esteja pronta para ter uma conversa construtiva”, disse uma autoridade sênior dos EUA

image 3

Trump diz que Zelensky está “apostando com a 3ª Guerra” em bate boca na Casa Branca

Encontro sobre o fim da guerra na Ucrânia se transformou em uma discussão aos gritos na frente da imprensa mundial

Durante sua primeira campanha presidencial, Trump repreendeu seu então rival Jeb Bush por usar outra língua na corrida. Ele afirmou, em entrevista coletiva em Nova York, em 2015: “Somos uma nação que fala inglês”.

O decreto de Trump vai rescindir uma exigência federal introduzida pelo presidente democrata Bill Clinton, de que agências e outras entidades federais forneçam assistência linguística a pessoas que não falam inglês, afirmou o Wall Street Journal.

Há 32 Estados nos EUA que adotaram o inglês como língua oficial, de acordo com o ProEnglish, um grupo que defende o idioma como o principal.

A questão é polêmica em certos Estados, incluindo o Texas, onde o uso do espanhol na vida pública tem gerado controvérsia ao longo dos anos.

Um senador estadual do Texas em 2011 exigiu que um ativista dos direitos dos imigrantes falasse inglês, não seu espanhol nativo, em uma audiência legislativa.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *