IMG-LOGO
Judiciário

Trump volta a defender Bolsonaro: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz”

- 09/07/2025 27 Visualizações 27 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (8), em nova publicação na rede Truth Social. No texto, o norte-americano reiterou críticas ao tratamento dado ao ex-presidente brasileiro, classificando-o como vítima de uma “caça às bruxas”, e pediu: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz.”

A mensagem republica o conteúdo já divulgado na segunda-feira (7), no qual Trump afirmou estar acompanhando “muito de perto” a situação judicial de Bolsonaro e disse que o ex-presidente não teria culpa de nada, “exceto por lutar pelo povo”.

Leia também
image 2

Bannon diz que Trump ‘está aborrecido’ e prepara sanções contra Moraes por Bolsonaro

Ex-assessor da Casa Branca afirma que presidente dos EUA promete reação

“Eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, mês após mês, ano após ano!”, escreveu Trump. “Ele não é culpado de nada.”

A manifestação ocorre enquanto Bolsonaro enfrenta investigações no STF e na Justiça Eleitoral, tendo sido declarado inelegível e apontado como réu em processos ligados à tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022.

Lula responde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu à primeira manifestação de apoio do americano. Em nota oficial divulgada ainda na segunda-feira, o chefe do Executivo afirmou que o Brasil é um país soberano e que não aceitará interferências externas.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”, disse Lula.

A declaração reforça o tom institucional do Planalto diante da tentativa de Trump de politizar o cenário judicial brasileiro. A tensão entre os dois líderes reflete uma polarização ideológica crescente, com impactos potenciais sobre a relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *