Concórdia – Uma Comissão Parlamentar de Defesa Civil e Desastres poderá ser criada na Câmara de Vereadores de Concórdia ainda neste ano. As bancadas do PSD e PSDB, representadas pelos vereadores Wagner Bee, Edevandro da Rocha, Rudimar Vitto e Marcos Berta, protocolaram nesta quarta-feira (08) um requerimento solicitando a abertura.
A ideia, baseada no artigo 75 do Regimento Interno da Câmara, é aproximar o Legislativo das ações preventivas e emergenciais necessárias diante do aumento de ocorrências que ameaçam a população. A comissão atuará como um instrumento estratégico para estudar, planejar, monitorar e implementar medidas preventivas, além de coordenar respostas rápidas em momentos críticos.
Os vereadores destacaram que comissões semelhantes já são realidade em instituições como a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e a Câmara dos Deputados, servindo de referência para a proposta em Concórdia. “Queremos assegurar o planejamento contínuo e a execução de ações que protejam nossa população em situações de risco”, afirmaram os proponentes.
Conforme o presidente da Câmara, Closmar Zagonel (MDB), o requerimento será avaliado já nas primeiras sessões de 2025, que começam em fevereiro. Caso aprovada, a nova comissão definirá seus integrantes e iniciará o trabalho em parceria com o Executivo Municipal, com foco em atender demandas atuais e futuras, além de buscar recursos e soluções para fortalecer a gestão de desastres em Concórdia.
Para os vereadores proponentes, a ?Comissão Defesa Civil e Desastres será um instrumento que assegura a continuidade do planejamento e a implementação de ações de curto e longo prazo voltadas à segurança da população em situações de risco do município de Concórdia?. (Ascom Câmara de Vereadores)
|