Irani – Nesta semana a Câmara de Vereadores de Irani aprovou uma Moção, onde os vereadores apelam ao Governo do Estado de Santa Catarina maior empenho e e celeridade na liberação dos recursos destinados ao Hospital de Irani.
Segundo o propositor do Projeto dessa moção, o vereador Wilson Zamarki, os recursos que os vereadores pleiteiam já estão já inclusos no orçamento do Estado. Na sessão desta semana a o Projeto tornou-se uma Moção após ser aprovado por todos os vereadores de Irani.
O único Hospital existente no município, e credenciado junto ao SUS, encontra-se fechado há cerca de 3 (três) anos. Desta forma, os pacientes necessitam deslocar-se até Concórdia, Joaçaba, Chapecó, Lindóia do Sul, Seara, Peritiba, dentre outros município próximos, para atendimento. Na Moção os vereadores informam a existência de recursos no orçamento do Estado de SC predestinados a serem repassados ao Hospital São Jorge e a Associação que assumiu sua administração (Associação Brasileira Cristã de Saúde), no valor de R$ 1,0 milhão.
Atualmente o Hospital está em sua fase final de reformas e adaptações, tendo seus recursos exauridos. Os vereadores de Irani destacam que o término das obras é de extrema importância e urgência, por isso o documento aprovado nesta semana será dirigido e remetido ao Governador do Estado de Santa Catarina Jorginho Melo, à Secretária de Estado da Saúde Camen Zanotto e aos Deputados Estaduais Altair Silva, Neodi Saretta, Edilson Massocco, Marcos Viena, Marcos da Rosa, Nilso Berlanda e Zé Milton.
Durante a votação da Moção os vereadores falaram sobre a importância de reabrir o hospital, que é uma causa urgente, também sugeriram que os vereadores busquem os deputados de seus partidos solicitando apoio financeiro.
Todos falaram sobre a importância de se dar andamento a obra do Hospital. Estavam presentes na Sessão representantes da ASBRACS(Associação Brasileira Cristã de Saúde) que administra o hospital, o Diretor Evanir, da Unidade do Hospital de Irani e pelo Diretor Técnico Dr. .Josué. Na votação a Moção foi apoiada por todos os vereadores.
(Ascom Câmara de Vereadores)
|