Difícil alguém dizer que não. A música está muito presente no nosso dia, sendo uma grande companheira na hora de enfrentar aquela pilha de louça, aguentar o trânsito ou fazer atividades físicas.
Agora, pense naquela música que você está ouvindo sem parar. Será que ela está nos gêneros musicais mais ouvidos no Brasil? Dê uma olhada?
Para a alegria de uns e desgosto de outros?
Sertanejo & Funk. Os dois gêneros são os mais presentes nos estilos musicais, musicas e artistas mais ouvidos, o que deixa bem clara a preferência musical dos brasileiros.
- Independente do seu gosto, não dá para ir contra os dados. A relevância cultural fica bem clara. Isso sem falar no dinheiro que esses gêneros movimentam.
A indústria da música brasileira tem uma receita anual de mais de R$ 2 bilhões. Disso, cerca de 85% vem de streamings,como o Spotify. O restante vem, principalmente, de shows.
Vale destacar? Esses valores não consideram outras formas que os artistas fazem dinheiro, ?por fora? da música.Daqui a pouco daremos alguns exemplos.
Mas, antes? Você já viu quanto custam os dos sertanejos mais caros? Os números podem te surpreender?
Existe fundos de investimento que compram shows de artistas. Um destaque do setor é a plataforma de investimento One7, que comprou shows do Gusttavo Lima e mais seis artistas:
- Cesar Menotti e Fabiano, Sorriso Maroto, Dubdogz, Vintage Culture, Clayton e Romário e Junior Marques.
Como funciona? É um fundo de direitos creditórios. Basicamente, ele capta dinheiro de investidores e usa essa verba para adiantar dinheiro às produções dos artistas. Na prática, é como se eles comprassem o direito de revender os shows.
Dessa forma, conforme os eventos acontecem, a receita gerada pela venda de ingressos entra no fundo,que remunera seus cotistas.
? Para os artistas e suas produções… A vantagem é antecipar o dinheiro e garantir aquela renda ? vai que surge outra pandemia e cancelam tudo. ¯\(?)/¯
? Para o fundo… O ganho financeiro está na diferença entre o valor pago pelos shows e o valor arrecadado nas bilheterias, que é maior. Em contrapartida, assumem um risco. O artista ganha de todo jeito ? o fundo não.
Além dos palcos ?
Tudo bem que o Gusttavo Lima é um caso à parte, muito fora da curva. Mas o Embaixador chegou em um nível que lhe permite dar um passo a mais.
O cantor faz dinheiro cantando, antecipando shows, vendendo produtos como perfumes ? sim, ele tem uma marca própria ? e de diversas outras formas. Ah, e ainda investe no agro, sendo dono de propriedades avaliadas na casa das centenas de milhões de reais. Not bad at all?
Pra fechar com estilo? ?
Aproveitando o clima musical da edição de hoje, você precisa conhecer nosso mais novo ?irmão?, que chegou conquistando os ouvidos de nossos leitores.
Estamos falando do the jams. Na primeira temporada, serão 5 artistas e 9 episódios exclusivos para você ouvir. Os dois primeiros já foram ao ar, clique para escutar:
? Mania de você – Rita Lee by Cruvinel
? Resposta – Skank by Cebola