Depois de testar essa funcionalidade por mais de um ano e meio, o Instagram está finalmente lançando no Brasil as assinaturas para creators — só para um seleto grupo por enquanto.
É simples de fazer imagem: Os seguidores vão poder pagar uma taxa mensal para ter acesso aos conteúdos exclusivos do influenciador, que define o preço dessa assinatura, entre 1 e 100 dólares.
- O resultado disso é mais uma fonte de renda para as blogueirinhas, que passam a ter uma receita recorrente e previsível, diminuindo a insegurança de quem vive das redes sociais.
Não que algumas já não tenham: Nos últimos anos, o OnlyFans bombou — não só para conteúdo adulto —, passando de um faturamento de US$ 6 milhões em 2018 para US$ 1,2 bilhão em 2021.
Por que você deve saber disso? Os negócios de subscription parecem não parar de crescer, enquanto os que ainda não aproveitavam esse modelo estão caminhando para ele. Basta olhar para os movimentos do Musk e do próprio Zuck.
Tentando decifrar, parece que eles entenderam que o hábito de passar um valor baixo na fatura do cartão todo mês tem virado “natural” para os consumidores.
Entrando nas funcionalidades da novidade
A ideia é que qualquer conta com mais de 10.000 seguidores possa ter a sua assinatura. Na prática, o influenciador pode fazer posts, stories, lives e até criar um canal exclusivo aos assinantes.
Do outro lado, quem pagar a mensalidade vai ter um selo roxo exclusivo, ficando em destaque nos comentários das postagens e no direct do influenciador.
Se quiser aprofundar no bizness por trás da rede social que você mais passa tempo, vai gostar desse podcast com o CEO do Instagram. Clique aqui para ouvir.